XADREZ EDUCATIVO E CATIVANTE

Esta página foi vista 5307 vezes desde 13/12/2013
Coloração
Acabamento

A prática do xadrez muda nosso modo de viver. Ele é um exercício para o raciocínio que prepara você para ser mais comedido, prudente, disciplinado, organizado, a pensar antes de agir, a se habilitar adequadamente para ser bem sucedido, estar sempre atento a um mínimo detalhe, a ampliar seu campo de visão, a respeitar tudo e todos, a não subestimar os concorrentes, a ser ardiloso e sutil para se sair melhor que seu competidor sem desobedecer as regras (tão necessário no mercado de trabalho, na competição entre empresas, na concorrência entre comerciantes, nas estratégias de marketing, etc.) etc. etc., etc.

Tudo isso em um jogo? Pois é, o xadrez é muito mais que um jogo, onde ninguém perde. A experiência que você adquire com cada partida é muito mais importante que a vitória propriamente dita. Perdoem-me o entusiasmo, mas quando se começa conhecer o xadrez, e vendo que ele pode realmente mudar positivamente nosso comportamento, é difícil conter a empolgação. Em muitos países o xadrez é ensinado nas escolas. Daí conclui-se que não se trata de um jogo qualquer, que invariavelmente está associado ao azar. E sim algo que pode trazer benefícios, principalmente aos jovens em formação, que desde a tenra idade já podem desfrutar das suas vantagens.

Além, é claro, do grande prazer em jogá-lo, um momento de encontro respeitoso e de alto nível, raramente encontrado.

Neste trabalho, começamos com a história de xadrez, desde suas prováveis origens, onde era jogado principalmente entre reis e pessoas influentes, passando ao conhecimento do tabuleiro, das peças, seus movimentos e importância, as regras, as técnicas e estratégias de jogo, as notações, partidas comentadas e jogos de grandes mestres para você reproduzir em seu tabuleiro.

Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura

José Carlos Caparroz

70 anos, funcionário público do judiciário aposentado, professor de matemática, física e música. Formação na área de mecânica, ex industrial de metalúrgica. Apreciador de boa comida e cerveja, e muita alegria de viver.

Publicações relacionadas