Jediael

3 publicações

Sobre o autor

Jediael Everton Cutrim nasceu em 31 de outubro de 1985, na cidade de Viana, na Baixada Maranhense. É filho de Ladislau Abreu Cutrim e Maria da Conceição Everton Cutrim. É pai de Israel e Elizabeth. Sempre dedicou-se aos estudos. Durante a adolescência descobriu o desejo de escrever. Seu primeiro romance A Última Gota fora escrito em 2001, quando cursava o 1º ano do Ensino Médio.
O romance policial retratava a trajetória de um psicopata que escolhia suas vítimas por suas características peculiares, loiras e pálidas, pois via nelas a sua esposa que o traíra e enlouquecera-o. Nas três séries do Ensino Médio escreveu o livro de poesias Confidências Comentadas, no qual, ao escrever suas poesias, deixava uma nota de rodapé a respeito de cada uma.
Desde então se dedicou a romances, contos, poesias e a peça “A Senhora e o Lavrador” que foi escrita em 2003, quando ainda cursava o 3º ano do Ensino Médio, com o intuito de levar ao público um pouco da história de sua terra, de forma diferente, envolvendo tanto a História quanto a ficção. Na escola, nessa época, estudou a “Balaiada” (revolta popular ocorrida no Maranhão no século XIX), que logo o inspirou a escrever esta tragédia. O drama é o único livro publicado pelo autor.
Ainda em 2003, ganhou o concurso de poesia promovido pelos alunos da escola conhecida anteriormente como CEM Nossa Senhora da Conceição (Escola Normal), ficando em primeiro lugar nas categorias poesia (com o poema Como Seria) e cartas de amor. Participou do I Concurso Cidade dos Lagos, que fora promovido pelo poeta Carlos Denilson, hoje seu amigo próximo, unidos pelo desejo de escrever. Jediael ficou em primeiro colocado com a poesia Anjo de Luz. Publicou-se uma antologia com os poemas finalistas. Publicou o poema Oxalá em uma antologia poética do Clube Amigos das Letras.
Em 2009 ingressou na UEMA pelo programa Darcy Ribeiro, cursando Letras, formando-se em 2014. Em 2011 foi professor de Língua Inglesa (6º ao 9º ano) e Língua Portuguesa (9º ano) no ginásio Nossa Senhora da Conceição e lecionou Literatura, Gramática e Redação no Colégio Príncipe da Paz (6º ano do Fundamental Maior ao 3º ano do Ensino Médio). Em 2012 foi professor de Língua Inglesa na U. E. Manoel Soeiro (6º ao 9º ano) e Arte (7º e 9º ano). Simultaneamente, continuou lecionando Literatura e Redação no Colégio Príncipe da Paz nas séries do Fundamental Maior e no 1º e 2º ano do Ensino Médio. Em 2013, continuou somente no Colégio Príncipe da Paz, assumindo no mês de Setembro a Coordenação Pedagógica da Escola. Mas em seguida teve que deixar o magistério.
Atualmente, Jediael dedica-se aos seus estudos e é professor no Colégio Batista Vianense. Continua com o desejo de escrever, rabiscando ainda algumas poesias e o projeto de um romance de ficção em três volumes a despeito do vampirismo.
Em breve pretende publicar seu livro de contos que já está pronto, com o título Codax: Noites de Sangue. Um livro que reúne as estórias de amor de três amigos e de um mendigo (Codax), as quais estão repletas de segredos, mistérios, alucinações, sonhos, paixão, dor, religião e mortes.
Selos de reconhecimento
Autor do Clube de Autores
Autor publicou o seu primeiro livro no Clube de Autores
Autor virou assunto