Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Linha do tempo: Relações entre humanos e os outros animais

Misticismo, Teocentrismo, Antropocentrismo, Biocentrismo

Ajaxloader
por
R$ 39,41

Sinopse

A construção da temática teve início em 2013, em um pré-projeto de conclusão de curso para a graduação na área de Ciências Biológicas. A princípio, o trabalho ainda conserva o objetivo inicial de um material educativo para escolas, sobre ética animal abolicionista.

A livro busca contextualizar as relações humanas com os outros animais ao longo da história, classificada em 5 grupos: relações naturais, místicas, teocêntricas, antropocêntricas e biocêntricas.

Os períodos mais antigos remetem-se às relações baseadas no instinto e na luta pela sobrevivência (presa e predador). Na Pré-História, em um tempo impreciso, é inserida a concepção de “alma e espírito”, resultando em novas relações, o que chamo de relações místicas. As crenças ficam complexas; nascem as religiões. As relações com os outros animais são modificadas, conforme a peculiaridade de cada religião (relações teocêntricas). No Cristianismo, por exemplo, o conceito de alma aos outros animais não era permitido. Os animais eram vistos como inferiores, brutos, criados por Deus para servir aos humanos. Segundo Morris, a ideia de que os animais não têm alma elimina a culpa nas relações cruéis. Chegando à Idade Moderna, os outros animais continuam sendo vistos como seres inferiores, irracionais, produtos, objetos e recursos naturais para servir aos humanos. O humano agora toma o lugar de Deus, como centro do universo (relações antropocêntricas). Na Idade Contemporânea, a ética e a moral não são limitadas ao benefício do humano e abraçam toda a biodiversidade, principalmente, os seres que possuem a capacidade de sentir dor.

Essa classificação foi associada respectivamente à Pré-História (até 4000 a.C.), Idade Antiga (até 476 d.C.); Idade Média (até 1453 d.C); Idade Moderna (até 1789 d.C.) e Idade Contemporânea (dias atuais).

No livro buscou-se demonstrar qual época está embasada determinada relação, argumento ou visão em relação aos outros animais. É possível ter uma melhor compreensão sobre a persistência humana na violência e na exploração dos outros animais.

Estamos na Idade Contemporânea. Será que nossas ações em relação aos outros animais correspondem ao nosso tempo?

Categorias: Ética E Filosofia Moral, Direitos Dos Animais, Conservação Ambiental e Proteção, Natureza, Filosofia, Ciências Biológicas
Palavras-chave: abolicionismo, abolicionista, animais, animal, antropocentrismo, biocentrismo, bioética, ecologia, educação, libertação, misticismo, natureza, sustentabilidade, teocentrismo, vegan, veganismo, vegetarianismo, ética

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 106

Edição: 1(2018)

ISBN: 978-85-924701-0-4

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 90g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Sérgio Augusto

Formado em Ciências Biológicas, com especialização em Bioética pela Universidade de Brasília (UNB). Área de pesquisa Ética Animal Abolicionista.

Membro fundador da Frente de Libertação Animal Brasília/DF (FALA). Vegano ativista desde 2008, pai da Ana Luiza e de mais de 20 gatos. Companheiro da Andrezza, dono de casa, professor, baterista, ateu, pró feminismo.


Comentários - 1 comentário(s)


ArteSam
Olá Sérgio, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, ilustrações, e outros... Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr
Quarta às 17:25

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Quero agradecer aqui ao Clube de Autores por seu cuidado no envio dos livros. Todos chegaram no tempo certo! E a embalagem? Nossa! Muito bem embalados, parecendo um bem mais precioso e são, em se tratando de um livro. Ou melhor, o meu livro editado! Quero agradecer também pela pontualidade com ..."

Rosane Silveira

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700