1927 - Morte ao Entardecer

Biografia e Testemunho, Crimes Verídicos, Ficção e Romance, Assassinato

Esta página foi vista 1818 vezes desde 09/04/2020
Acabamento

Estes fatos, que aqui serão relatados, de há muito tempo intrigam e surpreendem todos aqueles familiares, mais próximos ou mais longínquos, do personagem principal.Eventos dolorosos e marcantes não apenas sensibilizaram aqueles que, de um modo ou de outro, assistiram ou participaram do ato brutal, pesquisaram ou se envolveram naquelas tramas que, tenebrosas e envoltas em mistério, foram seguidas por eventos cujas consequências afetaram as vidas de muitas pessoas pelo tempo afora, criando um emaranhado de questões sobre a própria Verdade.Foi daí, das conversas ouvidas na infância, dos comentários sempre diversificados que se faziam a respeito da morte trágica do meu bisavô, que um movimento interno, atávico, visceral surgiu, impondo-me um trabalho maior, na tentativa sempre presente de lançar luzes sobre os acontecimentos.Por mais que nos debrucemos neste relato, nem temos certeza de que encontramos a saída ou projetamos luzes em meio às trevas impostas pelo tempo ou pelo medo, para encontrar toda a verdade do que aconteceu num passado mais ou menos longínquo.Temos, entretanto, uma certeza: cada pessoa que souber dos detalhes aqui registrados ficará mais curiosa sobre nosso passado como um povo. Por certo, também consideramos que é da natureza dos homens sentirem-se atraídos a desvendar os mistérios perdidos na linha do tempo e nos meandros da História, a fim de achar a solução para este labirinto político/jurídico - seguramente apenas mais um entre tantos a ser recalcado para os alicerces da construção da nossa sociedade.O que sentimos, a cada passo, foi a vontade das vítimas de que este crime não permaneça sem solução, e que o autor, ou autores, possam ser revelados; que, mediante as causas expostas, os poderosos de outrora sejam efetivamente vistos a olho nu na sua miserável e terrível condição de assassinos.Afinal, já que o medo foi atenuado pela passagem do tempo, quem seria tão insensível, a ponto de não se abalançar a buscar a verdade? Uma verdade ainda que tardia, mas que possa esclarecer essa espécie de crime que, infelizmente, parece ainda estar muito presente neste mundo em que vivemos agora.

ISBN 978-17-945-9046-5
Edição 1 (2020)