A Constituição de Partido Político como Pessoa Jurídica com Capacidade Eleitoral

Por João Manganelli Neto

Partidos Políticos, Democracia, Constitucional, Direito, Didáticos, Ciência Política

Esta página foi vista 374 vezes desde 11/03/2023
Coloração

Esta monografia tem por objetivo apresentar a constituição de partido político como pessoa jurídica com capacidade eleitoral, especificando a diferença entre a personalidade jurídica civil prevista na primeira parte do art. 17 da CF/88 e os elementos que formam a capacidade eleitoral do partido, elencando os direitos que advém desta aquisição e conceituando de forma específica a “personalidade jurídica eleitoral”. Explica a natureza jurídica das “assinaturas de apoiamento” previstas na Lei dos Partidos Políticos brasileira, e esclarece algumas das recentes mudanças legislativas no Brasil neste sentido. Conclui observando o casuísmo da lei eleitoral nos tempos mais recentes de crise política nacional, e explanando alguns de seus defeitos nessa metodologia de registro da personalidade jurídica eleitoral dos novos partidos políticos.

Edição 1 (2016)

Cibele Bumbel Baginski

Cibele Baginski é advogada, jornalista, e construiu suas experiências no Brasil, Itália e atualmente em Polônia.

Outras publicações em posição de revisão, adaptação e tradução, ou organização com demais autores estão sendo maturadas ao longo desta trajetória.

Cibele Bumbel Baginski: cibelebaginski.eu/br

Tumblr: cibelebumbelbaginski.tumblr.com