A formação leitora e escritora à luz dos gêneros textuais

A escrita do relato de experiência

Por Carmelita Rodrigues Gomes

Didáticos, Educação

Esta página foi vista 982 vezes desde 04/09/2018

O presente livro apresenta um pouco o trabalho realizado durante o desenvolvimento do projeto intitulado “Nivelamento de Língua Portuguesa: uma Promoção da Formação leitora e escritora para a Permanência e o Êxito”, o qual teve, dentre os vários objetivos, diagnosticar as defasagens de conteúdos prévios de Língua Portuguesa relacionados às habilidades de leitura, de escrita, de análise linguística e de interpretação de textos em alunos ingressantes nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Informática e em Metalurgia de uma escola pública do MS, durante o ano de 2017 e, por meio de um conjunto de ações sistemáticas e interventivas, efetivar estratégias de ensino voltadas para diminuir as lacunas detectadas. Dentre as várias ações realizadas, uma delas foi a promoção da formação leitora e escritora do gênero textual ‘Relato de Experiência’ a partir da interação entre as teorias científicas que embasam sua estrutura composicional e a prática pedagógica fundamentada na concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem envolvendo a pesquisa versus ensino.

ISBN 978-85-92723-36-1
Edição 1 (2018)

Carmelita Rodrigues Gomes

FORMADA EM LETRAS E MESTRADO EM ESTUDOS CULTURAIS PELA UFGD UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS-MS