A produção textual como ponto de partida para o ensino de Língua Portuguesa:

a escrita da crônica

Por Carmelita Rodrigues Gomes

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Linguagem Artística E Disciplinas, Discurso, Letra

Esta página foi vista 513 vezes desde 21/11/2020

É com imensa alegria que faço a apresentação deste livro, o qual mostra uma prática de ensino de Língua Portuguesa sobre leitura, análise e escrita do gênero discursivo crônica a partir da interação entre as teorias científicas que embasam sua estrutura composicional e a prática pedagógica fundamentada na concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem envolvendo a pesquisa versus ensino para alunos do primeiro ano do Ensino Médio.

Nessa prática de ensino a Língua foi ensinada tendo em conta seu funcionamento em reais situações de interlocução e dentro da ideia de que ela é dinâmica, não é estática e está sempre se transformando. Assim, foi levado em conta o fato de que a ela é uma atividade interativa entre um ou mais interlocutores; se materializa em textos orais ou escritos; possui diferentes finalidades comunicativas e se concretiza em consonância com fatores contextuais, socioculturais, históricos, políticos e ideológicos.

Assim, o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nesse projeto desenvolvido teve o gênero discursivo crônica bem como sua prática social como protagonistas nos momentos da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística, inclusive considerou-se aquelas produzidas pelos próprios alunos em situações reais de interlocução vivenciadas por eles em seus cotidianos.

ISBN 978-85-529-4609-0
Edição 1 (2020)
Coloração Colorido

Carmelita Rodrigues Gomes