A inelegibilidade de Bolsonaro

Por Walber de Moura Agra

Eleições, Democracia, Constitucional, Direito, Ciência Política

Esta página foi vista 368 vezes desde 21/10/2023

Este livro apresenta ao público a ação de investigação eleitoral que tornou inelegível o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pelo cometimento de vários ilícitos eleitorais. É também uma demonstração do compromisso do Partido Democrático Traba-lhista (PDT) e do seu advogado, Walber de Moura Agra, com a pre-servação da democracia e da ordem constitucional brasileira. O ajuizamento, a tramitação e o julgamento dessa ação representam uma fundamental resistência democrática contra o fascismo e as ameaças autoritárias que vez por outra assombram a vida no Brasil. A publicação do presente livro permite o acesso do leitor às principais peças do processo. Fornece subsídios para que ele possa entender os detalhes de um julgamento histórico, simbólico e peda-gógico para a vida política brasileira. Qualquer regime democrático tem suas falhas; a democracia é a solução possível para problemas para os quais não existem soluções ideais. A organização política da sociedade é difícil porque as pessoas possuem a capacidade de pen-sar e de agir como indivíduos autônomos, com interesses, valores e vontades que nem sempre contribuem para uma vida pacífica e in-tegrada. Mas a política e a democracia são também os espaços onde o bem comum, o interesse coletivo e os direitos fundamentais con-seguem florescer com mais intensidade.

Edição 1 (2023)