A Noite Escura Da Alma

Autoajuda, Filosofia, Psicologia, Depressão, Psicoterapia, Saúde Mental

Esta página foi vista 1156 vezes desde 09/07/2021

A TRISTEZA É INFORMAÇÃO QUE PRECISA DA SUA ATENÇÃO

No que diz respeito à tristeza, o problema é que as pessoas não a aceitam pelo seu verdadeiro propósito (objetivo). Mas sim, com toda a certeza, a tristeza tem o seu propósito bem definido. O objetivo da tristeza é para fazê-lo sentir (lembrá-lo e alertá-lo) que algo foi perdido, que algo aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar. E é tarefa do sofredor fazer o trabalho mental de descobrir o que é que o incomoda. Isto aponta para um problema mais amplo que muitas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia.

Por vezes quando nos sentimos tristes no meio do turbilhão de coisas que temos para fazer, simplesmente desejamos que rapidamente esse sentimento se afaste. Passamos rapidamente para a tarefa seguinte, sem percebermos a verdadeira razão por nos sentimos dessa maneira. Algumas vezes esta estratégia pode comprovar-se eficaz.

Mas, se o assunto/situação for realmente pertinente, a tristeza irá fazer-se sentir novamente, só que agora noutro contexto, sem causa aparente. Nesse momento, temos mais dificuldade para identificar as razões, ficamos confusos. À medida que a tristeza se vai instalando, a nossa atenção vai-se dirigindo para o nosso mal-estar.

Sem percebermos o que se passou, tentamos a todo o custo, evitar, repudiar esse sentimento que nos causa uma enorme angústia, esse sentimento que pode vir a interferir com a nossa funcionalidade. Numa primeira fase os nossos corpos ficam lentos, essencialmente, para nos ajudar a focar e resolver um problema que pode estar a surgir nas nossas vidas. Quando visto como temporário e como um subproduto positivo da nossa longa história humana, podemos superar a tristeza de uma forma rápida e positiva.

Por outro lado se continuarmos a desejar não nos sentir assim, e não prestarmos a atenção devida podemos sair prejudicados. Se não tentarmos perceber que o nosso sentimento de tristeza nos está enviando uma mensagem, que está enviando-nos informação na forma de uma sensação física e emocional, outros problemas associados podem surgir, tais como depressão, ansiedade, fobia social.

A tristeza é informação importante que nos “obriga” a dirigirmos a nossa atenção para algo que necessita de ser resolvido, melhorado e compreendido.

Edição 1 (2021)

Diego Sant'Anna

Biografia: Diego Sant'Anna

Nascido em São José dos Campos, São Paulo, Diego Sant’Anna

formou-se em Letras e especializou-se em Filosofia Moderna e

Poética pela USP. Em 2011 participou do Mapa Cultural Paulista na

categoria poesia. Em 2013 teve diversas obras publicadas em

antologias, ganhou vários concursos literários dentro e fora do

Brasil e publicou sua primeira obra solo, titulada: MORTALITAS:

Uma História De Amor E De Morte. Em 2014 foi escolhido para

representar o Brasil na Feira Internacional do Livro de

Belgrado/Sérvia. Em 2015 representou o Brasil no maior festival

literário do mundo em Edimburgo/Escócia e publicou o livro: A

Chave Para O Infinito. Em 2017 publicou seu segundo livro de

poesias chamado: Exórdios: A Origem do Silêncio. Em 2019

publicou seu livro de poemas bilíngue chamado: Fragmentos

Líricos. Em 2021 irá publicou seu primeiro livro de autoajuda

chamado: A Noite Escura Da Alma. Vencedor do Prêmio Book Brasil do mesmo ano, na categoria Não-Ficçao.

Em 2023 se torna o primeiro escritor brasileiro a publicar uma obra ambientada na Mitologia Celta com MORTALITAS - O Segredo de Ophelie.