Esta obra oferece uma análise crítica e aprofundada sobre a construção histórica e política da “pedagogia da culpa” na educação brasileira, destacando seus mecanismos de funcionamento e os impactos devastadores para a profissão docente, os estudantes e a sociedade em geral. A partir de uma investigação interdisciplinar, o livro revela como a culpa foi utilizada como instrumento de controle social, especialmente sob a hegemonia neoliberal, e como essa lógica perpetua desigualdades e invisibiliza falhas estruturais do sistema educacional. Ao mesmo tempo, a obra expõe as múltiplas insurgências pedagógicas que emergem nas brechas do sistema, apresentando-as não como meras “boas práticas”, mas como sinais de um novo paradigma educacional que aposta na autonomia, na solidariedade e na esperança. Destaca o papel transformador da mídia, da liderança compartilhada, do marco jurídico inovador e da corresponsabilidade social na construção de novas narrativas e práticas educativas.
| ISBN | 9786501816395 |
| Número de páginas | 149 |
| Edição | 1 (2025) |
| Formato | A5 (148x210) |
| Acabamento | Brochura c/ orelha |
| Tipo de papel | Polen |
| Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.