A Ribeirinha / La Riberita

Por EDNO MACHADO

Ficção, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Nacional

Esta página foi vista 4729 vezes desde 05/06/2015

Conto bilíngue; formatado em duas colunas: Português/espanhol.

‘Bugra’, nome dado pelos colonizadores aos descendentes diretos de índios, é a protagonista, a ribeirinha. Arinda seu nome. Uma adolescente que se destaca por sua beleza exótica, simpatia e inteligência. Logo encantou Chico e esposa, conhecidos comerciantes da orla carioca, com suas estórias.

Estórias que sintetizam os ciclos das águas no Pantanal, onde a natureza se manifesta com maior intensidade, ou seja, onde há muita vida e também morte.

Um belo romance, ensinamentos e amor, onde a natureza está sempre em ação e transformação, renascendo a cada instante, dinamizando os seus ciclos.

Imperdível. Uma obra que ficará nos anais, para sempre, da literatura brasileira.

‘La bugra’ nombre dado por los colonizadores a los decendientes directos de índios es la protagonista, la riberta. Arinda su nombre, una adolescente que se destaca por su belleza exótica, simpatia y inteligéncia. Luego encantó a Chico y a su esposa, conocidos comerciantes de la orla carioca con sus histórias.

Histórias que sintetizan los ciclos de las águas en alguna parte del interior, donde hay mucha vida y también muerte.

Un bello romance de vida, enseñanzas y amor, donde la naturaleza está siempre en acción y transformación.

Imperdible. Una obra que permanecerá en los anales, de la literatura brasilera, para siempre.

JORAPIMO

Corumbá-MS

Edição 1 (2015)

EDNO MACHADO

Edno Freitas Machado, nasceu na Fazenda Paraíso

pertencente aos seus avós paternos Sr. Fernando José Machado e

Alady Costa Marques Machado, região do Potreiro, em Rio

Brilhante/MS, em 03 de novembro de 1960, filho de Rosa Freitas

Machado e Epímaco da Costa Machado, passou a infância e

juventude no Distrito de Panambi - Dourados/MS, reside em

Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Mato

Grosso do Sul, trabalhou no Tesouro Nacional, foi Diretor-Geral

da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Mato Grosso do

Sul, fez Curso de Gestão de Finanças Públicas na Esaf/DF.

Divide hoje seus trabalhos como engenheiro, escritor e

palestrante.

Comunidade Clube de Autores: alphagraphicsbook.ning.com/profile/ednomachado