A TERRA SOB MEDIDA:

Por Maria Isabel Porazza Mendes

Didáticos

Esta página foi vista 3609 vezes desde 11/03/2011

Neste livro você encontrará sugestões de como inserir a história da ciência em suas aulas de ciências, matemática ou física utilizando simulações históricas. Os conceitos científicos são tratados dentro das teorias que os envolvem e das aplicações que os justificam e, os alunos conhecerão os processos pelos quais foram desenvolvidos, compreendendo a partir daí, como são validados e divulgados pela comunidade científica. O tema histórico abordado é o início do século XVIII: a exuberante corte francesa, as academias científicas, as expedições para o Novo Mundo, os instrumentos de navegação e de geodésica, os relógios, os cálculos matemáticos e os métodos da triangulação e os jardins do palácio.

Edição 1 (2011)

Maria Isabel Porazza Mendes

Nascida em São Paulo, em 1956, foi professora de Matemática e doutorou-se em História da Ciência, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Depois se especializou em Revisão de Textos, Literatura Contemporânea e participou do curso de Formação de Escritores na Escola de Escrita Criativa Online (EC.ON), Lisboa. Desde 2017 é docente do Programa UCS Sênior da Universidade de Caxias do Sul, no curso Escrevendo Narrativas Breves.

Tem participação na publicação coletiva Dos Medos O Menor (ed. Terracota, SP 2012) e publicou em 2022, no Clube de Autores o livro Contra o Vento, com 25 contos e Atrás das Cortinas, pela editora Primeiro Capítulo.