A Trajetória de um Piloto

Por Geraldo Souza Pinto

Biografia e Testemunho, Transporte, Aviação, Navigation

Esta página foi vista 3821 vezes desde 09/06/2020

“A Trajetória de um Piloto” retrata com leveza e bom humor a história de vida do autor, Cmte Souza Pinto, onde eventos profissionais e familiares se entrelaçam, sendo possível vivenciar não apenas o crescimento e declínio da Varig, onde o autor foi comandante ao longo de 35 anos, mas também os bastidores dessa indústria fantástica e surpreendente. É possível também ler, ou melhor, vivenciar inúmeros fatos curiosos e vibrantes que marcaram as suas fases de vida, desde sua infância com aeromodelos, adolescência em planadores, e sua carreira profissional iniciada nos históricos Douglas DC-3 até os grandes jatos da empresa. É um conjunto de histórias acumuladas em décadas de vivência aviatória, que certamente irão despertar grande curiosidade, não só aos aficionados pela atividade, mas também aos leigos e àqueles que pretendem abraçar este vibrante e extraordinário universo da aviação.

ISBN 978-65-863-0700-9
Edição 2 (2020)

Geraldo Souza Pinto

Como filho de um dos pilotos pioneiros da Varig, Lili Lucas Souza Pinto, tive o privilégio de acompanhar desde criança o crescimento daquela empresa onde, mais tarde, fui comandante por trinta e cinco anos.

Iniciei minha atividade de voo em planadores aos 16 anos no Rio Grande Sul, e em 1968 ingressei na Varig como copiloto de Douglas DC-3, tendo voado na função de comandante as aeronaves Avro HS-748, Boeing 727, 707, 747, 777, Douglas DC-10 e MD-11, exercendo rotineiramente atividades como instrutor e examinador credenciado nesses equipamentos.

Além de pilotar, tive a oportunidade de atuar na função de Piloto Chefe da Varig, representar a empresa no comitê internacional da IATA (International Air Transport Association) na área de operações de voo com sede em Genebra, e me especializar nas áreas de treinamento e segurança de voo em cursos no Brasil e exterior.

Ao me aposentar do voo em 2003, fui diretor de operações de empresas em fase de desenvolvimento e, posteriormente, até os dias atuais, ministro aulas teóricas e treinamentos em simuladores de voo, preparando pilotos para ingresso nas companhias aéreas.

A ideia de escrever um livro foi surgindo aos poucos, principalmente enquanto eu ministrava aulas para alunos em faculdade de Ciências Aeronáuticas no Rio de janeiro e escolas de aviação. Notava que certos fatos que eu usava como exemplos nas aulas, ou mesmo casos mais informais nos intervalos de cafezinho, despertavam grande curiosidade naqueles jovens que desconheciam todo um passado da aviação, com o qual convivi.

E assim, entre caminhadas, pedaladas e voos de lazer no meu ultraleve, ideias começaram a surgir e aos poucos fui transformando em textos, histórias que gradativamente iam tomando forma literária.

Ao longo de quase um ano, os novos casos e ideias não paravam de surgir, como se eu tivesse ativado a “área de biblioteca” do meu cérebro, acabando por tornar realidade algo que nunca havia planejado fazer por achar que “faltaria assunto”!!

Ao concluí-lo, além da satisfação de poder estar transmitindo minhas experiências, me sinto também muito realizado com este balanço de uma vida.

Varig em família: cmtesouzapinto.com.br