Abuso Sexual na Infância:

Como lidar com isso?

Por Marcia Longo

Desenvolvimento Humano, Educação, Não Ficção, Educação / Administração, Estudantes E Vida Estudantil, Política Educacional E Reforma

Esta página foi vista 1907 vezes desde 20/03/2019

Quando falamos em maus tratos ou abusos sexuais contra crianças e adolescentes, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a daquela família pobre, desestruturada, cheia de filhos, que vive à margem da sociedade. Se quisermos resolver o problema dos maus tratos e dos abusos sexuais, devemos em primeiro lugar rever nossos conceitos sobre infância, sobre o desenvolvimento infantil, sobre nossos papéis como adultos nesta relação e sobre o quanto nós educamos nossos filhos para serem “abusados” pela sociedade.

Aquela imagem do poder do adulto que sempre está certo, que tem razão, não importando o que faça, deve cair por terra. Como ensinar uma criança a se respeitar, se o adulto não a respeita? Como ensinar-lhe que ela tem o direito de se defender, se, quando ela o faz, nós a chamamos de mal educada?

Tais questões são abordadas neste trabalho de revisão bibliográfica que pretende informar e formar pessoas que possam atuar no sentido de trabalhar com a prevenção e, ao mesmo tempo, com a compreensão adequada, em termos legais do desenvolvimento psíquico e físico de crianças e adolescentes.

ISBN 978-85-907427-0-8
Edição 2 (2019)