AS CONTENDAS, O DESTERRO E A CAPELA NOVA:

resgate cultural de Desterro de Entre-rios, MG

Por VAGNER ANDRADE (org.) e ROZANÁ DINIZ

Código do livro: 191929

Geografia E Historia, Natureza, Turismo, Conservação Ambiental e Proteção, Historiografia, Museus, Excursões, Pontos De Interesse

Esta página foi vista 5712 vezes desde 12/08/2015
Coloração
Acabamento

Os turismos rural, de aventura e o ecológico, apresentam hoje um dos vários mecanismos de preservação ambiental e de inclusão social existentes na sociedade contemporânea. Neste contexto, a correta identificação das potencialidades turísticas permite a efetiva preservação de elementos e atributos naturais gerando trabalho e renda para inúmeras pessoas. Para isso é necessário que a análise e o reconhecimento oficial do potencial de determinada localidade deva ser seguido de um amplo processo de planejamento visando fazer com que a atividade turística se desenvolva de maneira sustentável minimizando possíveis impactos decorrentes do fluxo desordenado de visitantes. Neste sentido, somente um planejamento adequado direcionado a explorar de forma sustentável o patrimônio turístico existente contribuirá para a efetiva valorização e preservação das potencialidades existentes, gerando emprego e renda para inúmeras pessoas. As reflexões apresentadas pelo livro “AS CONTENDAS, O DESTERRO E A CAPELA NOVA: Resgate Cultural do atual município de Desterro de Entre-rios, Minas Gerais” são os primeiros resultados do Projeto CANDEIAS (sigla que significa Capela Nova do Desterro de Educação, Integração e Ação Socioambiental), iniciado com o término da pesquisa intitulada “Os deslocamentos da Zona Rural de Desterro de Entre Rios para o estado de Goiás”, apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH como monografia de conclusão do curso de Geografia e Análise Ambiental, em dezembro de 2007. Este trabalho de pesquisa inicial posteriormente apontou relevantes preocupações com o descaso geral no que se refere ao processo histórico do município, bem como a total desconsideração de seu potencial turístico estabelecendo um plano imediato de ação.

Assim a partir do segundo semestre de 2009, além da continuidade do processo de pesquisa sobre a contextualização histórico-geográfica do município, que estão sendo organizados em cadernos pedagógicos temáticos com lançamento previsto para 2017, também foi organizado um movimento popular na cidade com objetivos socioculturais e ecológicos. Além de projetos de ação o movimento lançou um jornalzinho temático, com levantamentos inerentes a aspectos sociais, econômicos, históricos, culturais, naturais e turísticos. Trata-se de uma publicação impressa baseada em estudos e referenciais teóricos de respaldo, voltada à breve análise social e espacial sobre Desterro de Entre Rios. O próximo livro a ser presenteado à cidade “ORALIDADE, MEMÓRIA E IDENTIDADE: Deslocamentos de moradores rurais do entorno da Serra da Tapera, Minas Gerais para Goiás” identifica no contexto histórico-geográfico do município, possíveis indicativos culturais dos fatores de expulsão do campo e conseqüente êxodo rural, justificando vários deslocamentos populacionais que por sua vez podem ocasionar a perda da identidade cultural local, pautada na ruralidade.

Edição 1 (2015)
Acabamento Brochura

VAGNER ANDRADE (org.) e ROZANÁ DINIZ

Geógrafo pelo UNIBH, graduando em Ciências Biológicas pela UNOPAR, e Guia de Turismo com formação técnica /profissionalizante pelo SENAC, atua como coordenador e agente voluntário de educação e mobilização socioambiental no Programa Agentes Ambientais em Ação da Rede Ação Ambiental. Atua como Guia Regional em diferentes destinos turísticos e recortes espaciais de Minas Gerais, tanto no turismo receptivo, quanto no pedagógico. Consultor/Assessor no ÚNICO Ateliê de Projetos, com ações de captação, elaboração, formatação e revisão de Projetos Ambientais, Culturais, Econômicos, Educacionais, Políticos, Sociais e Turísticos; Instrutor/Tutor de Bombeiros Civis Profissionais no estado de Minas Gerais nas áreas de Empreendedorismo, Ética, Inclusão, Interdisciplinaridade, Saúde, Segurança e Sustentabilidade. Possui formação complementar nas áreas de Educação do Campo/Ciências Sociais e Humanidades (FaE/UFMG), Gestão Ambiental (UNOPAR), História (Estácio de Sá), Pedagogia (FICOC e CESUMAR) e Turismo (UNISUL) com linha de pesquisa que analisa as relações pedagógicas entre Ecologia, Geografia e História na perspectiva teórica do Turismo, com inúmeros artigos, livros e trabalhos sobre a questão. Tem experiência na área de Turismo Pedagógico, Ecoturismo e Turismo Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, promoção da cidadania, expansão urbana, sustentabilidade e patrimônio histórico.Tem interesse em temáticas relacionadas à Ecologia, à Geografia, ao Magistério, ao Patrimônio e ao Turismo