Avaliação e Educação Infantil

Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança

Por Jussara Hoffmann

Código do livro: 720997

Epistemologia, Desenvolvimento, Bebês, Psicologia, Educação de Filhos, Educação

Esta página foi vista 87 vezes desde 17/09/2024

Os temas Avaliação e Educação Infantil articulam-se e complementam-se, nesta obra, que tem por intenção provocar os professores a um olhar sensível e reflexivo sobre as manifestações e interesses das crianças. Nos primeiros capítulos, a autora discute o significado da avaliação em sua finalidade essencial de acompanhamento e ação mediadora de forma a assegurar aos bebês e crianças um ambiente acolhedor, sem tensões ou limites às suas descobertas. Aborda, nesse sentido, as teorias construtivista e sociointeracionista como fundamentos essenciais dessa concepção. A seguir, analisa os elementos que compõem um cenário educativo coerente a tal perspectiva com considerações sobre objetivos educacionais, componentes curriculares e o planejamento de práticas e projetos pedagógicos.

Os capítulos finais trazem princípios norteadores da elaboração de relatórios e dossiês, uma temática que se destaca em suas pesquisas, ressaltando a importância da documentação pedagógica para a melhoria da ação docente, trazendo vários exemplos e comentários elucidativos. Recomenda-se o livro, pela relevância do tema, a todos os gestores e professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do

Ensino Fundamental.

ISBN 978-65-266-2612-2