Aves do Brasil - Vol. II

Por Mario Arthur Favretto

Vida Selvagem, Ecologia, Áves E Observação De Áves, Natureza, Ciência

Esta página foi vista 865 vezes desde 03/01/2023

Após pouco mais de um ano desde a conclusão do primeiro volume sobre aves do Brasil, e de muito trabalho intensivo, enfim foi finalizado esse segundo volume. O primeiro abordava informações biológicas gerais sobre as aves, também ao nível de família e espécie, da ordem Rheiformes a Psittaciformes. Não tendo abordado a ordem dos Passeriformes, a mais diversa dentre as aves.

Este segundo volume sobre as aves do Brasil dá prosseguimento a esse trabalho, inicialmente com um capítulo introdutório sobre os efeitos gerais da mudança climática global sobre as aves. Após esse capítulo são abordadas as informações sobre as espécies da ordem Passeriformes, tais como comprimento e peso das aves, seus habitat, alimentação, reprodução, distribuição geográfica e altitudinal, predadores, comportamentos e sinonímias recentes. O principal objetivo desse trabalho foi reunir informações sobre biologia e ecologia das espécies de aves que ocorrem no Brasil, tendo em vista que muitas obras recentes abordam apenas conjuntos de espécies regionais ou estão escritos em língua estrangeira, assim não sendo acessível para boa parte da população brasileira.

Edição 1 (2023)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Couche 90g

Mario Arthur Favretto

Mario Arthur Favretto é natural de Joaçaba, SC. Biólogo formado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, com especialização em gestão ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco, e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Sob o pseudônimo de Marius Arthorius já publicou os livros de poemas Antropophagya, Antropophagya Addendum, Emili meae laudes e Alegorias da Existência, os livros de contos de terror Necrophagya e Deicídio e o romance Sociedade Insana.

Na área da biologia é autor, coautor e/ou organizador dos livros "Sobre a origem das Aves", "Orquídeas e bromélias do Vale do Rio do Peixe, Santa Catarina, Brasil", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 1 - Fauna de Vertebrados", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 2 - Plantas Epífitas", "Borboletas e mariposas de Santa Catarina: uma introdução", "Orquídeas e bromélias do oeste de Santa Catarina, Brasil", "Aves do Brasil, vol I: Rheiformes a Psittaciformes" e "Aves do Brasil, vol. II: Passeriformes.

Também é autor de mais de 60 artigos e notas científicas originados de pesquisas na área da ornitologia, entomologia, herpetologia, mastozoologia e ecologia.

Publicações relacionadas