Aves do Brasil - Vol. I

Rheiformes a Psittaciformes

Por Mario Arthur Favretto

Ecologia, Conservação Ambiental e Proteção, Áves E Observação De Áves, Natureza, Educação, Ciências Biológicas

Esta página foi vista 2693 vezes desde 08/08/2021

As aves encantam os seres humanos há muitos milênios, seja pela beleza de suas plumagens, pelo seu canto ou pela capacidade de voar. No entanto, não são apenas esses aspectos das aves que são encantadores, sua biologia, seu comportamento, sua anatomia e fisiologia também o são. São esses aspectos que serão o foco deste livro. O Brasil atualmente está bem provido de guias de identificações de aves e também já possui páginas de ciência cidadã na internet que são de grande valia para a identificação de espécies.

Porém, livros que tentem agrupar toda a massa de informações sobre biologia das espécies de aves que ocorrem no Brasil são difíceis de encontrar, diante dessa percepção este livro tem por objetivo tentar suprir essa necessidade. Esse livro está organizado em uma série de capítulos iniciais sobre biologia geral das aves como um todo, iniciando com um breve capítulo sobre as regras de nomenclatura científica para familiarizar o leitor leigo, passando para alguns capítulos sobre origem das aves, biologia geral desses animais e sobre como o processo evolutivo permite o surgimento de suas espécies.

Segue-se então para a segunda parte desse livro, composta pelas informações sobre biologia e ecologia das ordens Rheiformes a Psittaciformes, das emas aos papagaios, araras e afins. Ficando apenas uma ordem de fora, a dos Passeriformes. Essa ordem terá um ou dois volumes próprios, a depender da quantidade de informações biológicas que for possível reunir, pois sua quantidade de espécies é enorme, extrapolando os limites de tamanhos possíveis para esse volume.

O presente livro apresenta informações ao nível de família e ao nível de espécie, tais como comprimento e peso das aves, seu habitat, alimentação, reprodução, distribuição geográfica e altitudinal, predadores, comportamentos e sinonímias recentes. Ao todo foram consultadas mais de 2.900 referências para compor o livro. Se todo esse esforço valeu a pena, cabe ao leitor julgar.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura s/ orelha
Tipo de papel Couche 90g

Mario Arthur Favretto

Mario Arthur Favretto é natural de Joaçaba, SC. Biólogo formado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, com especialização em gestão ambiental pela Universidade Católica Dom Bosco, e mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Sob o pseudônimo de Marius Arthorius já publicou os livros de poemas Antropophagya, Antropophagya Addendum, Emili meae laudes e Alegorias da Existência, os livros de contos de terror Necrophagya e Deicídio e o romance Sociedade Insana.

Na área da biologia é autor, coautor e/ou organizador dos livros "Sobre a origem das Aves", "Orquídeas e bromélias do Vale do Rio do Peixe, Santa Catarina, Brasil", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 1 - Fauna de Vertebrados", "Parque Natural Municipal do Rio do Peixe, Joaçaba, Santa Catarina - Vol. 2 - Plantas Epífitas", "Borboletas e mariposas de Santa Catarina: uma introdução", "Orquídeas e bromélias do oeste de Santa Catarina, Brasil", "Aves do Brasil, vol I: Rheiformes a Psittaciformes" e "Aves do Brasil, vol. II: Passeriformes.

Também é autor de mais de 60 artigos e notas científicas originados de pesquisas na área da ornitologia, entomologia, herpetologia, mastozoologia e ecologia.