Programar significa escrever instruções que um computador irá literalmente executar. Ele realiza a atividade como um comando dado pelo programador ao computador. Primeiro escreva as instruções em uma linguagem que o computador entenda, e o computador as executa quando o programador lhe diz para fazê-lo.
Se as ordens forem dadas incorretamente, o computador emitirá mensagens mostrando os erros. É fundamental saber que o computador pode detectar erros na sintaxe do programa, mas não em sua sequência lógica.
Assim, o computador não protesta quando recebe instruções que sendo sintaticamente corretas (e, portanto, o computador as executa) são ineficientes ou sem sentido ou levam a resultados incorretos.
O computador por si só (nem mesmo os chamados dispositivos inteligentes) tem essa capacidade de análise. Todos operam de acordo com as instruções que receberam do programador.
É no aspecto de programar instruções com o sentido de que o computador tem que executar com eficiência que ele faz a atividade de programar uma arte, que pode se tornar viciante, no mesmo sentido em que cabe a todo artista atingir a perfeição na arte que desenvolve.
No entanto, atingir tal nível de perfeição ou habilidade requer disciplina, dedicação e muita prática, embora todo o processo possa ser divertido se o fizermos com uma iniciativa proativa que se expressa na satisfação de ter o computador executando nossos mandatos.
Número de páginas | 159 |
Edição | 1 (2023) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.