Choque Cultural - Brasil x Alemanha

Por Daniela Martins Schülke

Humor, Literatura Estrangeira, Turismo, Adulto, Ensaios E Viagem, Relacionamentos

Esta página foi vista 960 vezes desde 01/11/2020

A trajetória de uma brasileira que decidiu deixar o Brasil para viver na Alemanha, onde a cultura, os valores, o clima, a culinária, o idioma e os hábitos eram tão diferentes. A autora compartilha experiências inusitadas, descrevendo de forma envolvente e muitas vezes bem humorada, como foi este recomeço e os desafios que enfrentou durante seu processo de adaptação. São histórias cotidianas, algumas polêmicas e que chocam, outras que fazem rir, mas todas mostrando um pouco da vida na Alemanha, o encanto e os embaraços vividos por brasileiros, permitindo ao leitor dar uma espreitada na rotina deste país e fazendo-o também refletir sobre sua própria cultura. Com um olhar observador, os momentos deste aprendizado são deliciosamente relatados em 74 textos com temas diversos, que somam numa grande contribuição para quem deseja mudar de vida ou descobrir as surpresas de morar em outro país.

Edição 4 (2020)

Daniela Martins Schülke

Daniela Martins Schülke nasceu em São Paulo e mora desde 2010 em Berlim. É formada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduada em Marketing & Comunicação pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Trabalha em uma empresa alemã e com projetos sociais em Berlim.

Daniela Martins Schülke wurde in São Paulo geboren und lebt seit 2010 in Berlin. Sie hat in São Paulo an der Faculdade Oswaldo Cruz Betriebswirtschaft studiert und verfügt über einen Master in Marketing und Kommunikation von der FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Derzeit ist sie in einem deutschen Unternehmen in Berlin tätig und engagiert sich bei sozialen Projekten.