Como Aprender Direito

Por Rubens de Almeida

Direito

Esta página foi vista 3827 vezes desde 25/03/2013

Trata-se de um livro em que se busca oferecer aos estudantes as condições na qual o aprendizado é possível e de forma prazerosa.

Ele reulta de um longo trabalho de pesquisa fundado em observações sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na busca do aprendizado.

Nota-se que a literatura é farta para os professores: como ensinar. Entretanto, quando diz respeito aos estudantes, pouca coisa há que os auxilie.

Para tanto, o trabalho busca levar o estudante a realizar sua tarefa de uma forma metódica, ou seja, como aprender prazerosamente.

Busca, também, apresentar os três estágios para um aprendizado eficiente: entender, compreender e refletir.

Toda estrutura de uma ciência depende da idéia que se faz de seu fim e que para construir uma disciplina científica - e o estudante é um construtor do próprio conhecimento auxiliado pelos professores - o primeiro ato é começar por uma definição precisa do objeto desta disciplina: "Diga-me antes o que procuras e veremos depois como é racional procura-lo.", conforme pontua Michel Villey.

Edição 1 (2013)

Rubens de Almeida

Professor de Metodologia Científica voltada para o Ensino Jurídico (Introdução, Lógica, Argumentação, Linguagem, Oratória) e Advogado.