Davi e Elias: quebrando barreiras (Bullying)

Por J. M. Veríssimo

Motivacional, Depressão, Crescimento Pessoal, Literatura Infanto Juvenil, Educação, Autoajuda

Esta página foi vista 161 vezes desde 30/12/2023

A obra aborda um assunto polêmico: o bullying nas escolas. O texto tem como objetivo despertar o interesse da sociedade para um debate mais aprofundado sobre o tema. Por isso, traz situações reais vivenciadas nas escolas para proporcionar debates entre pais, alunos, professores, mídia e outros segmentos sociais. As situações de bullying foram selecionadas a partir de depoimentos de estudantes de algumas escolas particulares de Belo Horizonte. Tudo isso está relatado em uma narrativa envolvente e apropriada para o público-alvo: os adolescentes.

A história se passa em um colégio particular de Belo Horizonte. Os protagonistas são dois adolescentes que estudam na mesma sala, Davi e Elias. Na história bíblica, o pequeno Davi vence o gigante Golias, utilizando-se de uma Funda (um tipo de arma antiga). No livro, o pequeno Davi, vencerá o grandalhão Elias, com sabedoria e sem o uso de violência.

Davi é um garoto descolado, maduro para a sua idade e aprendeu com seus pais e com seu mestre de artes marciais a não se calar frente às injustiças. Além de se defender, procura ajudar outros alunos, que vivenciaram as mesmas situações constrangedoras que ele, a não se calarem e a denunciarem os seus agressores. Davi mostra que isso é possível, basta que o jovem tenha um pouco de coragem.

Com isso, a narrativa procura trazer soluções para o problema e também estimula os jovens a buscarem a ajuda dos pais, professores, supervisores ou de outra pessoa em quem confiam. O que não se pode é ficar calado e sofrer sozinho uma situação que pode deixar marcas profundas em sua vida.

Experimente, viva, se emocione com as histórias narradas pelo jovem Davi. Quem sabe não encontrará semelhanças de sua história de vida em algumas delas?

Edição 2 (2023)