Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro De Iguaçu ao Sabarabuçu

Capelas: A conexão da fé entre velhos e novos caminhos

Por: João Felix Vieira Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 54,57
por
R$ 22,60

Sinopse

O autor trilhou o mesmo atalho dos bandeirantes desbravadores. Atalho esse, também palmilhado por famosos naturalistas estrangeiros. Nesse trajeto, parte dos arraiais e povoados que se transformaram nas outrora e ricas cidades do grande Ciclo do Ouro, mas que na atualidade, são minúsculas e modestas cidades, sem nenhum ou com resumidos casarios mal preservados, se tornaram explorados centros históricos, mas para a verdade, são ainda, os cartões postais de problemáticos municípios, com toda a sorte de malefícios urbanos modernos.

Com mochilas as costas; ao seu lado, a esposa Nancy Pires, percorreram partes do Caminho do Sabarabuçu, com seus 160 quilômetros de extensão. Caminho que se afamou por históricos conflitos dos séculos XVII e XVIII e parte do XIX com seus alucinantes descaminhos para transportar valiosas mercadorias, como o cobiçado metal precioso, que sustentava os que nos colonizaram.

Depois de atravessar, vales e montanhas por nove dias, abrangendo de tal forma, em peregrinação, os centros principais da mineração das gerais, garimpando através da História documentada e de relatos orais, tudo sobre as estradas reais e da construção de capelas e igrejas à sua margem, bem como, “estória” dos infortúnios para se encontrar as esmeraldas, que afamou outro.

Nessa jornada, foi possível recolher gemas valiosas que ainda não colocadas a público, recônditas nas empoeiradas prateleiras de caras obras literárias. Ouro Preto, Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Raposos, Sabará e Caeté, foram às cidades percorridas durante essa jornada. Essas cidades, mantém sua integridade histórica, no que se refere a seus patrimônios edificados, representando a síntese da arte colonial mineira.

No caminho, figuras, não históricas, mas importantes, foram registradas em diário, que ampararam o autor nessa empreitada que se transformou no livro: “De Iguaçu ao Sabarabuçu - Capelas: A conexão da fé entre Velhos e Novos caminhos”, com Prefácio da Jornalista Marcia Cristina da Silva Leitão.

Para o poeta e escritor mineiro Silas da Fonseca, o autor percebe ao concluir essa jornada, à importância da história para o desenvolvimento de um povo, comprovando-se o seu zelo em elencar os “andantes ilustres” que andaram por estas cercanias, fazendo referência á sua origem e á sua contribuição profissional ou artística para que tão importante período de nossa história viesse a respingar em nós a possibilidade de uma compreensão menos equivocada de nossas origens.

Categorias: Biografia e Testemunho, Turismo, Adventure, Ensaios E Viagem, Viagem Em Família, Didáticos
Palavras-chave: caminhos, conexão, estradas, fe, peregrinação

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 313

Edição: 1(2015)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
João Felix Vieira

João Felix Vieira, nascido em 24 de junho de 1959 na Cidade do Rio de Janeiro. Funcionário Público na Prefeitura da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Técnico em Agropecuária, formado no CTUR - Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estudante de Zootecnia na FAGRAM/RJ.

Editor do site Agropecuária e Agroecologia, blog de interesses de pesquisas estudantil nas áreas: agrícola, agroecologia, meio ambiente e agropecuária.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores foi fundamental para a realização de um sonho antigo meu: a publicação da história de minha família, a partir de uma pesquisa de mais de dez anos. Em breve publicarei meu terceiro livro, outro projeto antigo, e sou muito grato à equipe pelo profissionalismo, excelente atendim..."

Fabio M. Said

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700