Erradores

pensando nossa condição

Por Patrícia Ara

Autoajuda, Desenvolvimento Humano, Vida Cristã, Crescimento Pessoal, Espiritual, Motivacional

Esta página foi vista 1338 vezes desde 24/11/2020

Como alguém ousa propor que sejamos perfeitos?

Errar é tão natural quanto respirar. Você até consegue prender o fôlego, mas não por muito tempo e não sem angustiante esforço. As falhas estão marcadas no nosso código genético tanto quanto nossas características físicas e, tais como mudam as doenças e síndromes, mudam também os erros para os quais estamos predispostos. A sociedade, na tentativa de minimizar danos, desde o nascimento nos recebe com inúmeros controles morais externos - culturais, legais e religiosos - em nada comparáveis à potência de um mais forte e congênito, que costumamos chamar de consciência. Logo cedo, porém, descobrimos que errar pode ser muito prazeroso, divertido e empolgante; então nosso cérebro desenvolve mecanismos para racionalizar e justificar cada transgressão cometida, além de aperfeiçoar técnicas para encobri-las.

Crescemos com a pressão de uma multidão de estímulos nos ensinando a diferença entre o certo e o errado e, mesmo o melhor aluno, vai escolher mal - ou cair - incontáveis vezes. O caminho é composto por um abismo que puxa outro, porque quanto mais erramos, mais descobrimos as consequências danosas que nos alcançam e, em outras frentes, mais percebemos que queremos repetir mesmo assim, a qualquer custo, porque uma força nos atrai como um ímã. Se você não for um psicopata, adicione a essa mistura a famosa culpa judaico-cristã - ou qualquer outra a depender do seu contexto - e está pronta a fórmula para um ser humano em constante conflito. Isso se você tiver sorte, porque, enquanto houver conflito, há esperança. No dia que ele se for, você foi vencido. Ou, se você tiver mais sorte ainda, você foi salvo.

ISBN 978-65-001-0064-8
Edição 1 (2020)
Tipo de papel Polen

Patrícia Ara

Nascida em Maceió, Alagoas, no Nordeste do Brasil, desde cedo percebeu-se involuntariamente observadora e cresceu com uma constante necessidade de compartilhar impressões, sentimentos e opiniões a respeito dos mundos de dentro e de fora. Foi criada em uma família cristã, sempre envolvida com igrejas, participando de suas atividades e colecionando reflexões e experiências.

Com formação em Administração de Empresas e Gestão Econômica e Orçamentária, tem especialização em Pedagogia Empresarial e MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional. É cristã, casada e mãe de dois filhos.