Formas Tradicionais e Ciclos Cósmicos

Por René Guénon

Metafísica, Filosofia / Religião, Não Ficção, Literatura Estrangeira, Filosofia

Esta página foi vista 652 vezes desde 14/04/2022

Os artigos reunidos na presente compilação representam o aspecto mais “original” e, talvez, o mais desconcertante para muitos leitores da obra de René Guénon. Poderíamos dar o título de Fragmentos de uma história desconhecida, mas de uma história que engloba proto-história e pré-história pois que começa com a Tradição primordial contemporânea do início da presente humanidade.

São fragmentos destinados a continuarem o sendo, no sentido de que, sem dúvida, teria sido impossível ao próprio Guénon apresentar esta história de maneira contínua e sem lacunas, pois as fontes tradicionais que lhe proporcionaram os dados de tal história eram provavelmente múltiplas. São fragmentos também em outro sentido, pois só reunimos aqui os textos ainda não incorporados a volumes anteriores, seja pelo próprio Guénon, seja pelos compiladores de livros póstumos publicados até agora.

Parece-nos que estes fragmentos abrem muitos horizontes novos para o leitor ocidental de hoje e seria lamentável deixá-los escondidos em coleções de revistas acessíveis somente em algumas grandes bibliotecas públicas.

Fizemos alusão à fontes tradicionais múltiplas. Recordemos o que um dia escreveu René Guénon, a saber, que suas fontes não continham “referências”. Isso é ainda mais verdadeiro para os textos aqui reunidos que para outras partes da obra de Guénon. Por isso o presente livro está destinado, em nosso pensamento, sobretudo aos leitores que já conhecem o conjunto da obra do autor: a Metafísica exposta por Guénon será para esses garantia da história da Tradição.

Edição 1 (2013)