FUTEBOL: UMA REVOLUÇÃO À VISTA

DECIFRADOS, ENFIM, OS SEGREDOS DA GENIALIDADE DE NOSSOS CRAQUES

Por H. C. TEODORO

Código do livro: 207369

Esportes E Lazer, Filosofia, Psicologia, Filosofia / Religião, Futebol, Psicologia Aplicada

Esta página foi vista 2538 vezes desde 13/04/2016

Neste livro o autor tenta indicar onde se localiza a fonte da performance diferenciada dos grande craques do futebol, e fonte esta que pode estar numa capacidade há muito perdida pela humanidade, o que implica que pode, por uma abordagem correta, ser naturalmente ativada, coisa de certa forma impossível até algum tempo atrás, pois, que erroneamente associada pela tradição ao que é designado por dom, e que se bem entendida pode redirecionar o nosso modo de se trabalhar a formação de novos talentos não só do futebol, mas, de todos os esportes, e porque não, de todas as áreas da atividade humana. Trata-se de uma descoberta tremenda por suas consequências, amparada que está nos mais recentes "insights" da psicologia, da neurologia, da física e da filosofia - que de tão recente ainda não chegou ao grande público, e missão que esta obra tenta cumprir - e que pode revolucionar também a educação de um modo geral, e por consequência toda a sociedade, dando-se crédito, entre outras vertentes, à tese de Hizinga de que toda a nossa cultura se origine no que denominamos de jogos, nem mais nem menos, e se ainda considerarmos a teoria de Rupert Sheldrake do "campo morfogenético", há possibilidade do futebol se tornar um indutor para uma mudança paradigmática sem paralelo em nosso longo e desastrosos processo civilizatório, pegando carona nessa paixão que move todos os seus adeptos e aficionados.

Esta obra é uma amostra do que se pode fazer por meio da filosofia e dos aportes mais recentes da psicologia no sentido de mudarmos a sociedade, e que ficará patente ao longo do texto em questão, que não é algo impossível como se pensa comumente, apesar da complexidade dos nossos problemas. O livro reúne o que há de mais revolucionário dentro da cultura humana, expurgado, lógico, de todo o acúmulo de equívocos destes 2.500 anos de filosofia desde Parmênides e Empédocles até os dias de hoje, que nos convidam de maneira inteligente a pensar - não apenas filosoficamente mas de forma vivencial, com arte - o futebol e por consequência o seu agente, o ser humano. Em estilo direto, através de um choque de realidade, o mundo do futebol ganha um tratamento não só envolvente mas vital e consentâneo com as necessidades de nossa época, sem o qual nos parece que os homens seguirão uma trajetória por um horizonte dos mais preocupantes. A leitura, da introdução à conclusão final, evidencia como a epistemologia, a psicologia contemporânea e uma nova filosofia, podem desvelar aspectos essenciais e fundamentais da mente humana e que pode conduzir tanto o futebol quanto nossa cultura a um novo estado de consciência e ação. A obra é de máxima relevância para todos que querem e possam entender que a filosofia e o futebol possam se entrelaçar de maneira efetiva no sentido de dar um novo rumo à humanidade como um todo. Pela atualidade, o livro reveste-se de significado especial. O nosso país está à véspera de uma crise política enorme agora em 2016, tendo como causa a nossa confusa mente, e estas reflexões se fazem oportunas no sentido de inaugurar uma nova era para todos nós, aproveitando o futebol para tornar mais claro e visível a fonte destes e de todos os nossos equívocos.

ISBN 978-85-917-324-0-1
Edição 1 (2016)