HEGEL FOR TEACHERS
The philosopher of absolute knowledge
Código do livro: 227012
Categorias
Educação, Filosofia, Epistemologia, Ocidental
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Sinopse

REVISED AND EXPANDED EDITION

I

Why Hegel for teachers, the so-called philosopher of absolute knowledge?

The philosophy of Hegel (1770-1831), from the 20th century, experienced and, even today – the dawn of the century. XXI –, has experienced a great rebirth, and this fact was due and is due, in large part, to four important reasons:

1- Because Hegel was rediscovered and re-evaluated as the philosophical progenitor of Marxism (and not just by philosophically oriented Marxists);

2- Because the historical perspective (search for knowledge) that Hegel placed on everything, in a general sense, besides Karl Marx, also influenced:

A- Foucault's philosophy (1926-1984), with his so-called Archaeological Method;

B- Nietzsche's philosophy (1844-1900), with his “Genealogy of morals” and the so-called “theory of the three transformations of the spirit” (the camel, the lion and the child);

C- The philosophies of Sartre and Heidegger, with their different existentialisms, and also those of many others;

3- Because, at that time, and even more today, the recognition of the importance of its phenomenological epistemological foundations, under the bases of its dialectical idealism, of the search for knowledge, has been growing.

4- Because important philosophers (Georg Lukács, Herbert Marcuse, Theodor Adorno, Ernst Bloch, Alexandre Kojève and Gotthard Günther) were and still others have been directly and indirectly responsible for the rebirth of Hegel, highlighting the epistemological foundations of his philosophy or Phenomenology of Spirit.

II

In the same way, no philosopher has been and/or has been as mistranslated or interpreted as Hegel. His philosophy has in many cases been tragically misrepresented, and to this day, for this reason, it has been misunderstood or misunderstood by many, mostly professors. That is, many of those who spoke about Hegel did not know what they were talking about or, knowing, they did not know correctly about him.

Características
ISBN 978-1542671408
Número de páginas 123
Edição 1 (2017)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g

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CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

ATSOC EDITIONS - EDITORA (Para serviços de revisão, diagramação, leitura crítica, ISBN, impressão, etc. favor entrar em contato direito: clebersonuerj@gmail.com)

SOBRE O AUTOR

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

clebersonuerj@gmail.com

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