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ACEITO
PEDAGOGIA EMPRESARIAL
AS ORGANIZAÇÕES COMO ESPAÇO-TEMPO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Categorias
Administração, Economia, Educação, Comunicação Empresarial, Desenvolvimento, Education
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Sinopse

É correto dizer que, no mundo de hoje, alvorecer do século XXI, a empresa que não aprende nem cria novos conhecimentos, isto é, que não coloca os seres humanos que dela participam em situações interativas e dialógicas constantes de ensino-aprendizagem, está destinada a morrer.

Talvez alguns desavisados, nesse momento, diante da afirmação anterior, perplexos, perguntem-se: Ora, mas desde quando é a empresa uma instituição educativa?

Pode-se dizer que, tirando-se os diferentes objetivos, de certa forma, desde sempre. Ou seja, as empresas não são os seus prédios, as suas máquinas, etc.: são as pessoas.

Nesse sentido, para que as empresas sobrevivam é necessário que as pessoas que dela fazem parte possam ser capazes de aprender não somente pensamentos, mas também a pensar, o que implica serem capazes de:

1- Gerarem mudanças significativas;

2- Criarem soluções criativas;

3- Produzirem riquezas;

4- Resolverem múltiplos e diversos problemas inusitados que, diuturnamente, sempre surgem nas mesmas.

Em outras palavras, as organizações são ou devem ser o mesmo que escolas ou universidades empresariais, embora muitos ditos líderes ainda não consigam compreender.

As empresas de hoje precisam de profissionais intelectualmente autônomos ou emancipados e não mais meramente treinados como outrora, isto é, precisam estar vivas: serem “time-space” (espaço-tempo) de pesquisas e relações de ensino-aprendizagem para não morrerem (ao ficarem analfabetas para o mercado).

Diante desse cenário, surge aí então a necessidade do pedagogo empresarial.

Pergunta-se:

1- Mas o que é a pedagogia empresarial?

2- Qual é ou deve ser a função do pedagogo empresarial dentro das organizações?

Essas são algumas das muitas e importantes questões que levantaremos e responderemos ao longo deste trabalho.

Características
ISBN 978-1530398355
Número de páginas 102
Edição 1 (2016)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]

Comentários
1 comentários
Samuel Marini
Quinta | 10.03.2016 às 15h03
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