A Pedagofilosofia Clínica (psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista), longe de ser um processo psicológico, psicanalítico-freudiano ou psiquiátrico-medicamentoso, é um método filosófico existencial e pedagógico de intervenção (dialógico-dialética) no ser (enquanto paciente /educando) que busca não somente clarificar as origens das náuseas (Sartre), angústias (Heidegger), espantos (Aristóteles), perda do sentido da existência (Kierkegaard) e/ou tristeza profunda (depressão, melancolia, etc.) nele presentes, mas também, e principalmente, à estruturação e/ou reestruturação desse mesmo ser:
1 – “Para Aprender a Aprender” a conviver com elas, criando mecanismos de defesa, e/ou então:
2- Para poder fazer-se capaz de superá-las, transcendê-las, criando e recriando novos sentidos para a própria existência.
A Pedagofilosofia Clínica, portanto, “é a potencialização do ser (no sentido da Vontade de potência de Nietzsche; no sentido do Ato e da Potência de Aristóteles; e no sentido da Consciência crítica de Paulo Freire, etc.) pelo próprio ser, por meio de processos dialético-dialógicos, para poder encarar e/ou suportar o mundo hostil e repleto de paradoxos no qual foi e/ou está jogado (nos sentidos de Heidegger, Sartre, Hannah Arendt, etc.), após sentir-se (apresentar sintomas) e/ou intuir ser tratado por este mesmo mundo como uma espécie de objeto, de fantoche, de apêndice ou de mercadoria do setor produtivo ou, numa outra analogia, nele jogado e aprisionado tal qual Daniel, na cova dos leões.
O autor
ISBN | 978-1545230565 |
Número de páginas | 189 |
Edição | 1 (2017) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |