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ACEITO
PÓS-NEOLIBERALISMO & O MITO DO SUCESSO ESCOLAR
Categorias
Ciência Política, Educação, Filosofia, Globalização, Política Cultural, Política Social
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Sinopse

I

A burguesia e/ou o capitalismo, enquanto classe econômica antagonista do materialismo dialético da história, inconformada com o suposto “fim do capitalismo” preconizado por Marx, como medida ideológica reacionária, pode-se com propriedade afirmar, vai passar a se utilizar da ideologia como um real e eficaz instrumento de poder, a fim de, por meio dela:

“Estagnar e/ou paralisar a dialética natural da história, fazendo-se, assim, com que as suas sociedades estejam sempre mudando, mas, sem, estruturalmente e/ou essencialmente, nesse mesmo processo, de fato mudarem”.

Nas sociedades capitalistas pós-modernas, sendo assim (como se tem podido nas últimas décadas perceber), até mesmo os movimentos sociais ditos radicais que, historicamente, se erigiam em busca de mudanças estruturais e/ou significativas (por meio de revoluções, buscando-se, por exemplo, a justiça social por ser entendida esta como sendo a necessária e primeira de todas as justiças) deixaram, nas suas grandes maiorias, de trazer em si uma essência revolucionária, tornado-se movimentos (ainda que inconscientes de sua coletividade cooptada) também conservadores, ao lutarem, conservadoramente, por mudanças que não geram mudanças significativas na estrutura social das chamadas democracias liberais (sociedades capitalistas).

II

O objetivo do nosso trabalho, dentro desse contexto, é realizar um estudo sobre as relações entre o Pós-neoliberalismo, as novas formas de ideologia capitalista do séc. XXI e a educação, na medida em que estes (também enquanto um trinômio ideológico capitalista) têm servido para legitimar e sistematizar a hegemonia do mesmo (capitalismo) em escala global e/ou planetária na presente era pós-moderna.

Essas, para nós, evidenciam-se como a e/ou como uma das mais radicais e, ao mesmo tempo sutis, formas de hegemonia capitalista presente no século XXI.

Sendo assim, nosso objetivo é também buscar compreender como é que, por meio da ideologia do “Sucesso Escolar, atrelada esta à ideia de um único dito caminho garantido para o alcance da ascensão social”, a educação passa a ser concebida e/ou colocada socialmente como um produto e, a Escola, na mesma via, sistematizada como aquela cuja função deve e/ou deva ser a de não somente “formar mão de obra barata e qualificada para a formação do exército de reserva no mercado de trabalho”, como preconizada por Marx, mas, também, a de, ao socializar os indivíduos, fazê-los incorporarem, como sendo seus próprios, os valores e/ou princípios capitalistas (Consumismo, Meritocracia, Individualismo, etc.), tornando os membros da sociedade civil, especialmente no que se refere aos modos de ser, de sentir e de agir, também capitalistas. Ou seja, tornando-os indivíduos que, apesar de excluídos sociais e/ou de materialmente pobres, tenham sobre si, em suas psiques, os valores e princípios capitalistas.

II

Espera-se que essa obra possa servir não somente à formação de uma geração criticamente mais consciente, mas, também, mais emancipada intelectualmente, ou seja, politicamente mais participativa e transformadora da sociedade global elitista e excludente em que se vive.

O autor

Características
ISBN 978-1500478117
Número de páginas 162
Edição 1 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

[email protected]

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