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ACEITO
PÓS-NEOLIBERALISMO, INDÚSTRIA CULTURAL & EDUCAÇÃO
Categorias
Ciência Política, Educação, Filosofia, Globalização, Política Pública, Política Social
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Sinopse

O objetivo do nosso trabalho é realizar um estudo sobre as relações existentes entre o Pós-neoliberalismo, a Indústria cultural (Conceito desenvolvido por Theodor Adorno a partir da década de 1940) e a Educação, na medida em que estes (enquanto um trinômio ideológico capitalista) têm servido para legitimar e sistematizar a hegemonia do mesmo em escala global e/ou planetária na presente era pós-moderna.

Ou seja, por meio de conteúdos éticos capitalistas sistematizados na psique das sociedades pós-modernas realizados via indústria cultural e/ou instituições ditas educativas, tem-se (sob a forma de valores e princípios capitalistas internalizados pelos cidadãos-consumidores), se cooptado membros da sociedade civil proletária global sem, todavia, nesse mesmo processo ideológico, socializarem e/ou redistribuírem-se também, de forma estrutural, os meios materiais de produção social da existência.

Essa, para nós, evidencia-se como a e/ou uma das mais radicais e, ao mesmo tempo sutis, formas de hegemonia capitalista presente no século XXI.

Sendo assim, nosso objetivo é também compreender como é que, por meio da ideologia do “Sucesso Escolar, atrelado este à ideia de ascensão social”, a educação passa a ser concebida e colocada socialmente como um produto e, a Escola, na mesma via, sistematizada como aquela cuja função deve ser a de não somente formar mão de obra barata e qualificada para a formação do exército de reserva, como preconizada por Marx, mas, também, a de, ao socializar os indivíduos, fazê-los incorporarem, como sendo seus próprios, os valores e princípios capitalistas (ou seja, o Consumismo, Meritocracia, Individualismo, etc.).

Espera-se, assim, que essa obra possa servir não somente à formação de uma geração criticamente mais consciente, mas também mais emancipada intelectualmente e politicamente participativa.

Características
ISBN 978-1500467586
Número de páginas 140
Edição 1 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Cleberson Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas), natural do Rio de Janeiro, é Graduado pela (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação (UCAM – Universidade Candido Mendes), Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM – Universidade Candido Mendes), Mestre e Doutor (livre) em Filosofia do conhecimento (epistemologia) e Pedagofilosofia Clínica (FUNCEC - pesquisa, ensino e extensão), Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos) etc.

Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] “ESTATUTO FILOSÓFICO” (ministrado e coordenado pela professora Drª Lilian do Valle); e “POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA” (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili).

Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada).

De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campus universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc.

Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), Marco Antonio Marinho dos Santos (OCA/RJ) entre muitos outros.

Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.

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