História de Santa Catarina

Organização social e cultural do território catarinense

Por Graciele Alice Carvalho Adriano

Historiografia, Civilização, Geografia E Historia, Educação, Didáticos

Esta página foi vista 883 vezes desde 25/09/2021

O lançamento do documento ‘Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense’, em 2019 pelo Estado de Santa Catarina, desencadeou a necessidade da inclusão, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de assuntos relacionados a organização social e cultural do território catarinense. Assim, a obra apresenta o contexto histórico, político, social e cultural da formação do povoamento do Estado de Santa Catarina. Inclusive, destaca as informações referentes a formação do processo demográfico, que contempla os povos nômades e sedentários que habitam no espaço catarinense. Destaca os aspectos que influenciaram a Guerra do Contestado e os conceitos que caracterizam o patrimônio cultural. No decorrer dos capítulos, há indicações de sites, materiais e ideias de atividades que o professor poderá desenvolver com os alunos.

Edição 1 (2021)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Colorido

Graciele Alice Carvalho Adriano

A autora é coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino e professora universitária. Cursou licenciatura em Pedagogia na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Blumenau/SC) e Geografia no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Indaial/SC). Com especializações em Psicopedagogia Institucional na Universidade Castelo Branco (Rio de Janeiro/RJ); Administração escolar, Supervisão e Orientação no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Indaial/SC) e Educação Inclusiva no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Indaial/SC). Concluiu o mestrado em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência na atuação com turmas da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior.