HOODOO PARA INICIANTES

Seitas e Heresias, Corpo, Mente E Espírito, Batalha Espiritual

Esta página foi vista 8281 vezes desde 01/04/2023

INTRODUÇÃO

Hoodoo é uma prática espiritual que foi trazida para as Américas pelos africanos ocidentais escravizados. É uma forma de magia popular que gira em torno de feitiços e encantos para afastar o mal e atrair boa sorte. Hoodoo é freqüentemente usado em conjunto com outra prática espiritual como Voodoo, que é sua religião irmã. É usado para cura, proteção, sorte e outros propósitos. Os praticantes de hoodoo são chamados de hoodoos, médicos de hoodoo ou conjuram homens e mulheres.

Hoodoo, em seu centro, é um costume afro-americano. Foi feito por pessoas subjugadas de diferentes práticas espirituais que se adaptaram à terra em que acabaram. Hoodoo também é conhecido por vários nomes, invocar ou rootwork. Indivíduos que praticam o hoodoo trabalham com vários dispositivos, como velas, bugigangas e, obviamente, raízes e ervas. A reverência precursora é especialmente significativa. Os filmes frequentemente mostram os hoodoos como sombrios e prejudiciais, mas grande parte do trabalho que fazemos é preocupado com a cura e a segurança.

Mais especificamente, Hoodoo é um conjunto de lendas, práticas de magia "simpática" e não simpática, cabala elementar, curas tradicionais com ervas, uma síntese bem-sucedida da magia popular tradicional que tem sua origem na África e seu desenvolvimento nos afro-americanos escravizados do final do século XVII. É difícil avaliar a prevalência de tais crenças e práticas, pois a palavra Hoodoo geralmente tem uso amplo, variando de magia cerimonial elementar a fabricação de amuletos. Hoodoo é frequentemente associado à religião, mas raramente tem uma conotação religiosa bem definida.

Não há divindades precisas ou teologias desenvolvidas às quais o crente ou praticante do Hoodoo se refere. Parece que a religião, no Hoodoo é adicionada, por assim dizer, por exclusão e isso é ocupar aquele lugar que a crença tradicional deixa de ocupar por ser muito pouco teórica. Nos altares dos praticantes, encontram-se imagens de santos católicos, budistas, divindades pagãs, figuras que têm mais a ver com superstição do que com o sagrado, símbolos folclóricos, às vezes o altar é simplesmente um amontoado de contradições teológicas. Ao lado de santos católicos como Santo Expedito, São Fotino, Santa Maria e Santo Antônio estão imagens de Shiva, Kali, Buda e Mercúrio e assim por diante... Tudo isso, porém, não conta para a mentalidade do médico plantonista, cujas orações e dedicações vão principalmente para os espíritos dos mortos e os espíritos naturais que raramente têm uma conotação específica. Pode parecer estranho, mas não é se pensarmos na essência do Hoodoo, que é a busca de vantagens terrenas através da magia.

Muitas pessoas pensam que o Hoodoo é uma prática religiosa, mas a verdade é exatamente o oposto. Hoodoo não se baseia em adorar deuses, deusas ou outras divindades formais. Em vez disso, é uma maneira de as pessoas praticarem a magia popular usando as ferramentas e os ingredientes mais básicos. Então, que relevância o Hoodoo tem na sociedade de hoje? Bastante! Os humanos estão começando a entender exatamente quais poderes existem na natureza e como usá-los.

Entender por que algumas plantas e ervas podem atrair boa sorte enquanto outras formam um escudo protetor apela para nossa sensação pessoal de bem-estar. Este tipo de magia e conjuração pode ser realizado por qualquer pessoa que queira experimentá-lo, desde que respeite o poder e aprenda a se proteger do mal.

Este livro tem tudo o que você precisa saber para executar o ofício com segurança e força. Aprenda o antigo ofício do Hoodoo e veja como ele pode mudar sua vida para sempre!

Esta é uma tradição que tem sua origem nas práticas espirituais das culturas africanas que foram devastadas pelo tráfico de escravos. Nessas culturas, descobrimos a fonte de muitas das coisas que os praticantes do hoodoo fazem, por exemplo, adivinhação, canto (ou recitação de mantras) e canalização.

Edição 1 (2023)