LINHA DE CUIDADO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Por Alexandro Marcos Menegócio

Medicina Legal, Cuidados De Enfermaria, Ciências Da Vida, Saúde E Fitness, Medicina, Ciência

Esta página foi vista 159 vezes desde 28/11/2023

O envelhecimento, um processo universal e não necessariamente patológico, está se tornando uma realidade em muitas sociedades, com estimativas de dois bilhões de pessoas com sessenta anos ou mais até 2050. Isso traz desafios econômicos e sociais, mas também destaca o potencial das pessoas idosas como recursos valiosos para a sociedade. O modelo de atenção na Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa Idosa propõe a, uma abordagem direcionada com identificação precoce de riscos, priorizando a saúde em vez da doença, visando intervenções precoces para melhor reabilitação e preservação da funcionalidade. Nesse sentido a linha de cuidado da pessoa idosa na atenção primária trata-se de um conjunto de ações e estratégias organizadas de forma integrada para garantir um atendimento abrangente e eficaz para as pessoas idosas. Essa abordagem visa não apenas tratar doenças, mas promover o envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, sempre valorizando um envelhecimento saudável, prevenindo doenças e promovendo a recuperação funcional, torna-se crucial na transição do modelo assistencial clínico para um focado na prevenção, uma urgência na saúde pública atual. Nesta linha você encontrará um percurso e instrumentos de acolhimento, abordagem e intervenções direcionadas para construção de projetos terapêuticos singularizados e focadas na atenção a pessoa idosa.

ISBN 978-65-266-1273-6
Edição 1 (2023)