Luzes e Sombras

Um conto sobre o holocausto

Por R. Berg

Romance, História Alternativa, Clássicos, Literatura Estrangeira, Ficção e Romance, Ficção

Esta página foi vista 645 vezes desde 14/04/2021

Adelaid Eckle é uma jovem alemã recém-formada em medicina que tem a oportunidade de trabalhar em um dos maiores campos de concentração que operaram durante o holocausto, o campo de Dachau. Sob o comando de seu pai, e, diferentemente de outros locais como Auschwitz, Dachau era voltado para a produção e não para o chamado extermínio em massa. No final de 1944, quando Adelaid se muda para a casa de seus pais e começa a trabalhar ali, a Segunda Guerra estava por um fio para os nazistas e sua missão como médica era garantir a saúde dos oficiais e o controle de doenças que alarmavam os presos e ameaçavam a segurança do lugar e o funcionamento da fábrica. Mas, assim que chega, Adelaid se depara com um ambiente sombrio de morte e sofrimento, e um clima de medo e preocupação entre os nazistas pela ameaça do fim da guerra. Nesse cenário, ela se vê desafiada por seus pais a provar sua capacidade de exercer sua verdadeira vocação. Durante sua permanência naquele lugar desumanizado, ela conhece Isaac Goldstein, um jovem judeu com habilidades extraordinárias que prestava serviços para sua mãe, em nome do desejo dela de agradar a alma artística de Hitler.

Um capitão nazista ambicioso e sem escrúpulos, juntamente com uma enfermeira de espírito frio e impiedoso, passam a fazer parte do cotidiano de Adelaid e mostram o que era a ciência e a prática médica no Terceiro Reich. Dividida entre o que sentia por sua família e sua repulsa pelos atos de violência e crueldade contra os prisioneiros dos campos de concentração, ela ressignifica sua profissão ao enfrentar os desafios dos experimentos médicos nazistas e ao buscar alternativas de tratamento para os presos com pouco ou nenhum recurso, e em um período no qual as descobertas médicas estavam em plena transformação. Confusa em seus sentimentos e com sua melhor amiga morando em Londres, Adelaid conhece um menino judeu que ficava sob os cuidados de Isaac. E, dessa relação com o pequeno Benjamin, Adelaid aprende um pouco sobre o melhor do judaísmo e descobre um novo significado para a palavra amor.

Edição 1 (2021)

R. Berg

Sou psicóloga, com mestrado e doutorado na área da Saúde. Nasci e cresci na capital de SP, tenho 2 filhos e 2 cachorros. Moro no sul do Brasil e comecei a me interessar por escrever desde sempre. Escrevi um livro sobre obesidade na psicanálise, e comecei a procurar mais informações sobre ficção em 2020.