Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro Manejador de Palavras

Por: Luar do Conselheiro Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 54,23
por
R$ 11,84

Sinopse

Manejador de Palavras é uma compilação de poesia, que tem por finalidade apresentar a riqueza e diversidade da poética do autor.

Passeando pelas tradicionais métricas e rimas do sertão, poemas livres e alguns em parceria.

Categorias: Conceitual, Artista Individual, Arte Folclórica, Poesia, Literatura Nacional, Artes
Palavras-chave: cordel, cultura, nordestina, poesia, popular

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 122

Edição: 1(2017)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Colorido

Tipo de papel: Offset 75g

Sobre o autor

Mini
Luar Méndez

Luar Méndez

Aidner Méndez Neves (Rio de Janeiro, 21 de julho de 1983) é um poeta, escritor e compositor Brasileiro/Espanhol.

OBRA:

Publicou os seguintes livros:

• Luar do Conselheiro, Poemas, Cordéis e Canções (Salvador, Clube de Autores, 2011)

• Cordelizando o Mundo Todo (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Gildo, A voz da Liberdade (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• A Barca do Mestre Santinho (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Versejos e outras Sertaníces – Mihi Palmarium (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Pwezi Etrange (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Orgulho Nordestino (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Boca do Rio, Quilombo das Artes (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Enteogenía Poética (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Emanemo-nos (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Pequeninos (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Descem águas novas das barrancas do Rio Pituaçú (Salvador, Clube de Autores, 2014)

• Versejos e Outras Sertaníces (Juazeiro da Bahia, CLAE, 2016)

• Joãozinho Tarrafa na Boca do Rio (Salvador, Clube de Autores, 2017)

• Manejador de Palavras (Lençóis, Clube de Autores, 2017)

• Pa’Lavras Diamantinas (Sauípe, Clube de Autores, 2018)

• Na Minha Já Nela (Sauípe, Clube de Autores, 2018)

• Águas de Iratí, Poemas Ciliares (Salvador, Clube de Autores,2018)

• Tempestades de azul e vinho tinto (Salvador, Clube de Autores 2018)

Luar Méndez (Aidner Méndez Neves), conhecido de 1999 até 2018 como Luar do Conselheiro, é Poeta, Escritor, Compositor, Autor, Cantador, Artesão, Romancista, Cordelista, Roteirista, Biógrafo e ligado a diversas áreas de arte, cultura e educação. Mestre em cultura oral pela lei Griot, através do Ministério da Cultura. Pesquisador e palestrante das temáticas inerentes à história e cultura popular nordestina. Autor de dezessete livros publicados em português e um traduzido para o espanhol, e de mais dez livros aguardando publicação. Também possui poemas publicados em coletâneas e revistas, no Brasil e em Portugal, além de escrever roteiros e peças. É autor dos cordéis “ABC da Boca do Rio”, “O Sebastianismo no Brasil”, “João Requizado, o Cangaceiro Solitário”, “A saga da Pedra do Bendegó”, “A peleja do Boi Valente com o Menino Aboiador”, “Montalvânia, uma cidade diferente”; entre muitos outros.

Biografia:

Luar nasceu em 1983, no Rio de Janeiro. Desde os dois anos de idade em Salvador na Bahia, cresceu dentro do cotidiano e cenário da Praia dos Artistas, na Boca do Rio, bem como na colônia de Pescadores da comunidade.

No início da adolescência teve acesso à literatura de cordel e influências de Cantadores e Violeiros, como Ivaníldo Vilanova, Zé de Laurentino, Xangai, Elomar, Fernando Guimarães, Vital Farias, Wilson Aragão, entre muitos outros nomes conhecidos. No sertão baiano, participou de Rodas de São Gonçalo (tradição popular), Reisados, Alvoradas, Missas de Vaqueiros, Desafio de violeiro, de Repentista e de Aboiador; tendo ganhado o Título de Griô (Griot), Mestre de Cultura Oral, pelo Ministério da Cultura.

Atuou como ambientalista, na condição de delegado em Conferências de Meio Ambiente, defendendo os ecossistemas de Caatinga, Restinga, Manguezal e Mata Atlântica da Bahia. Também participou de diversas mobilizações de caráter ecológico no estado, tendo conquistado o Título de Conselheiro das Águas, pelo então SRH, hoje INGÁ (Instituto de Gestão das Águas).

Participou dos mais importantes eventos da poesia em Salvador, como: O Sarau da Boca, Sarau do Gueto, Sarau da Flor, e foi um dos homenageados do Caruru dos 7 poetas em Cachoeira BA, Projeto Fala Escritor da Livraria Saraiva. Participou também dos mais tradicionais saraus poéticos do Rio de Janeiro em maio de 2017, como o Sarau Corujão da Poesia e o Sarau Ratos Di Versos, ambos com onze anos de tradição. O Sarau Pelada Poética e o Sarau do Escritório.

Luar foi premiado em diversos concursos literários do Brasil, bem como recebendo menções honrosas pela sua poesia. O mais recente deles foi a primeira edição do Premio Pai Inácio de Literatura, na região da Chapada Diamantina, Realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) E os versos do Luar foram aprovados e publicados por este premio.

Musicalmente, é cantador e compositor das coisas do sertão, passeia também entre vários outros estilos como o samba, tendo alguns em parceria com músicos como J. Ribeiro, (Dor de Samba) Jonga Lima, (Se me queres amar) Ramiro Barbosa (Caldo de Molé) entre muitas outras parcerias musicais em diversos estilos. Desenvolveu uma mistura do regional com o digital jamaicano, junto com o Coletivo Ragga Muffin e Dance Hall de Salvador, bem representados pelo letrista e cantor Russo PassaPusso e o DJ Raiz Seletor com quem tem o RaggaRepente como parceria.

Recebeu em 2014 o Título de Cidadão Uauaense, na cidade de Uauá, sertão da Bahia; palco da primeira batalha da Guerra de Canudos.

Também em 2014, recebeu certificado diretamente das mãos do filósofo e pensador baiano, Germano Machado, representando sua instituição, o Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA).

Desenvolveu diversas oficinas em colégios públicos e particulares sobre Cultura Popular Nordestina, e recentemente realizou oficinas de literatura de cordel em sete comunidades de Salvador através do Instituto ACM (Antônio Carlos Magalhães).

Tem sua obra analisada por três trabalhos acadêmicos, um da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), outro pela UNIME (Universidade Metropolitana de Salvador) e o terceiro pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) que foi publicado e lançado pela ASLE Biennial Conference dos Estados Unidos, trabalho intitulado “Of Nature and Man: Digital Media and Globalization of Brazilian Cordel, Luar do Conselheiro.”

Além de citações em trabalhos acadêmicos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); da Universidade Federal do Triangulo Mineiro; da Universidade Metodista de São Paulo; e da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Tem sua obra utilizada como referência em alguns outros livros como a obra intitulada “Cultura e Memória na Literatura Portuguesa”.

Participou de diversos programas da TV Aberta, como por exemplo, o Programa APROVADO da TV BAHIA, o programa MOSAICO BAIANO também desta emissora e do programa Artista Convida do Canal Assembleia. Na TV fechada, participou de programas como TV do Berro no Canal Terra Viva, além de muitos outros. Participando também em programas de rádio da Bahia e Pernambuco. Teve grande parte de sua vida e obra relatadas num documentário produzido pela Dandá Comunicação, disponível na internet com o título: "Luar do Conselheiro, documentário" (YouTube).

Luar Méndez é chamado com frequência para analisar e fazer parte do júri em concursos e festivais nas categorias: Poesia, declamação, literatura de cordel, manifestações populares, quadrilhas juninas entre outras modalidades, trazendo sempre considerações importantes ao momento final de julgamento.

Como poeta popular, ajudou a organizar a “Roda de Poesia de Valente”, no município de Valente, região sisaleira da Bahia. Com o apoio de poetas locais o movimento ganhou amplitude regional, recebendo do então Diretor de Cultura Tytta Ferreira, um certificado de contribuição à Cultura do referido município. Assim como organizou diversos outros projetos e movimentos em prol da arte e cultura em outros municípios baianos.

Recebeu em outubro de 2015 o Título de Personalidade de Importância cultural, concedido pela UBESC-União Baiana de Escritores & Revista Òmnira, durante o V ENEB-Encontro de Escritores Baianos 2015. O Título foi entregue em Salvador – BA pelas mãos do poeta angolano Anannias Sudi.

Foi membro do Colegiado Setorial de Literatura do Estado da Bahia e integrou a Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro na gestão de 2015.

Em 2017 recebeu o Título de “Cafeicultor da Cultura” concedido pela Federação Brasileira de Honrarias ao Mérito;

Recebeu o “Prêmio Embaixador da Poesia” do Movimento Café com Poesia.

Em maio de 2017, no Rio de Janeiro, se tornou imortal pela Confraria Brasileira de Cultura, e além da cadeira perpétua com seu nome na Confraria, recebeu a Comenda Imperador Philippikos III Bardanes, comenda manifesto contra todo tipo de intolerância e discriminação. Outorgada pela "Suprema Confederação Imperial Ottomana-Bizantina”.

Participou da primeira edição do Bienol. (Bienal do Canabinol, Feira Antiproibicionista do livro).

Realizou em junho de 2017, duas oficinas de cordel para os internos da Cadeia Pública de Salvador, no Complexo Penitenciário de Mata Escura.

Participou da XXI Feira Pan Amazônica do Livro, em Belém do Pará, onde relançou seu 14º livro, participando também do VII Encontro de Cordelistas Amazônicos nesta mesma ocasião. Falou sobre a mesma obra durante a II FLIGÊ (Feira Literária de Mucugê – Bahia) em agosto de 2017.

O poeta é conhecido por organizar Saraus poéticos nas cidades por onde passa. O primeiro foi na cidade baiana de Valente. Depois em Juazeiro da Bahia, Luar criou o Sarau do Angari. Bem como na cidade de Lençóis, Chapada Diamantina, onde criou o Sarau Pa’Lavras, este foi classificado no Edital de Culturas Populares, do Ministério da Cultura em 2017.

Luar foi o Idealizador e Coordenador do Projeto Boca do Rio Cultural; Casa da Memória da Boca do Rio; projeto de resgate, preservação e difusão da história, cultura e meio ambiente da Comunidade da Boca do Rio em Salvador, Bahia. Um projeto que serve de exemplo para outras localidades. http://nossabocadorio.blogspot.com/

Luar é capacitado em Redução de Danos por Abuso de Drogas em Ambientes de Festas e Festivais, pelo Coletivo BALANCE; e além de militante anti-proibicionísta é um estudioso das temáticas inerentes a Drogas e Cultura. Foi também membro do COMAD (Conselho Municipal de Política sobre Drogas) em Juazeiro – BA.

É também, representante no Brasil do Consejo Asatruar Libre, de Cantábria (Espanha). Organização de caráter internacional, reconhecido pelo governo espanhol e que aglutina comunidades asatruar por todo o mundo.


Mais publicações desse autor

A Cozinha do Poeta

A Cozinha do Poeta

Luar Méndez
R$ 55,18 Impresso
R$ 11,84 Ebook
CORDELIZANDO O MUNDO TODO

CORDELIZANDO O MUNDO TODO

Luar do Conselheiro
R$ 30,26 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Un Pueblo en Brasil

Un Pueblo en Brasil

Aidner Méndez Neves (Luar d...
R$ 66,13 Impresso
R$ 11,84 Ebook
JOÃOZINHO TARRAFA

JOÃOZINHO TARRAFA

Luar do Conselheiro & N...
R$ 30,05 Impresso
R$ 33,37 Ebook
Gildo

Gildo

Luar do Conselheiro
R$ 27,79 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Versejos e outras Sertaníces

Versejos e outras Sertaníces

Luar do Conselheiro
R$ 43,43 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Pa'Lavras Diamantinas

Pa'Lavras Diamantinas

Luar do Conselheiro
R$ 48,28 Impresso
R$ 11,84 Ebook
A BARCA DO MESTRE SANTINHO

A BARCA DO MESTRE SANTINHO

Luar do Conselheiro
R$ 34,97 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Enteogenía Poética

Enteogenía Poética

Luar do Conselheiro
R$ 27,17 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Orgulho Nordestino

Orgulho Nordestino

Luar do Conselheiro
R$ 28,65 Impresso
R$ 11,84 Ebook
Boca do Rio

Boca do Rio

Luar do Conselheiro
R$ 27,99 Impresso
R$ 11,84 Ebook

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Não é fácil colocarmos nosso confiança em qualquer meio...Aos poucos fui descobrindo que o Clube dos Autores é mais que um meio confiável, é a segurança de um sonho realizado, é a luta pela valorização destes grandes escritores que acabam sendo desvalorizados pela cultura do sexo, samba e futeb..."

Vanderlan da Silva

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700