Metamorfose

Da água até o vinho

Por Leandro Camargos Herculano

Corpo, Mente E Espírito, Desenvolvimento Humano, Psicologia, Espiritualidade, Inspiração E Crescimento Pessoal, Neuropsicologia

Esta página foi vista 1216 vezes desde 16/11/2020
Acabamento

Existem no mundo mais de 6,1 bilhão de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU. Estima-se que esse número possa subir para 9,3 bilhões até 2050. Com essa hipertrofia populacional, a vida humana, assim como as relações sociais tornam-se cada vez mais complexas e voláteis. Consequentemente, os conflitos sociais e pessoais são potencializados, pois os níveis de exigência em todos aspectos da vida humana aumentam e mudam a cada segundo.

Estima-se que no Brasil, atualmente, existem 11,5 milhões de pessoas com doenças psicossomáticas (depressão, transtornos afetivos, crises de ansiedade, etc.). Essa realidade é um sério alerta e ao mesmo tempo um convite a refletir sobre a forma que estamos conduzindo as nossas vidas, atualmente.

Esses números me trouxeram uma sucessão de questionamentos. Como sermos pessoas singulares em uma sociedade que nos exige tantos papéis? Como conviver com tantas crenças dentro de um mesmo povo? Como ter saúde emocional? Como sermos mais altruístas, autênticos, generosos mesmo em meio ao caos? Como ressignificar os traumas, perdas, dores, decepções e frustrações que a vida nos impõe?

Decorrente desses questionamentos e tantos outros, me debrucei no estudo da neurociência e da fé cristã, com o objetivo de encontrar respostas a essas questões. Não foi um desafio fácil, porque geralmente a ciência anula o cristianismo ou o cristianismo não aceita a ciência. Más conseguir harmonizar o que essas duas grandes áreas do conhecimento humano podem nos oferecer para termos uma vida de melhor qualidade, além de extrair o máximo potencial que existe dentro de cada um, foi parte do desafio de escrever esse livro.

Além do grande conteúdo neuro científico, este livro é vibrante, pois traz exemplos claros de como cada um dos princípios nele contido são aplicados em nossas vidas, além de contar com relatos reais da vida do autor. Um jovem de origem de família paupérrima, que passou por tantos sofrimentos ainda quando criança, na adolescência foi movido pela emoção do ódio e na juventude, iniciou um processo de metamorfose, sendo genuinamente transformado da água para o vinho.

Esse livro vai inspirar e ao mesmo tempo desafiar você. Não pense que é um livro totalmente teórico ou uma autobiografia. É um livro desafiador, porque faz um ensaio da neurociência e da fé cristã em uma linguagem simples e universal, a qual possibilita que qualquer pessoa, independente do nível intelectual consiga ler, compreender e aplicar os princípios que estão inseridos nele, além de te emocionar, com uma linda história de superação e ressignificação. Surpreenda-se com cada capítulo desse livro e tenha uma metamorfose, da água para o vinho.

Edição 1 (2020)
Acabamento Brochura

Leandro Camargos Herculano

Sou um amante do aprendizado e desenvolvimento. Acredito que tenho como missão levar conhecimento às pessoas através do que vivo e estudo. O conhecimento é a ponte entre o nosso estado atual e o estado desejado. Ele é a ferramenta, a sabedoria é como utilizamos essa ferramenta, por isso essa busca deve ser constante.

Depois de aproximadamente 10 anos estudando sobre psicologia, cristianismo e, recentemente sobre neurociência, foi impossível me conter, assim, exteriorizei parte do que aprendi nesse período através do livro Metamorfose, da água até o vinho. Compreendo que a vida é constituída de fases, assim como desafios, os quais são parte necessária e fundamental do nosso processo de aprendizado e evolução como pessoas na perspectiva individual e social em suas diversas dimensões.

Costumo dizer que muitos queremos nos tornar vinho, mas poucos estão dispostos ao processo de transformação, à metamorfose. Durante a maior parte dos anos da minha vida enfrentei grandes desafios, onde fui fortemente confrontado com as emoções mais profundas de cada um de nós, a raiva, o ódio, o perdão, o domínio próprio, a decepção, frustração, perdas e dores, mas também a ressignificação, conquistas e sucesso em tantos momentos. Foi um contraste, mas poderia dizer, uma metamorfose, da água para o vinho. Tinha tudo para não subsistir, mas Deus tinha um plano maior, e parte desse plano é dividir com o mundo parte do que vivi e aprendi durante esses ainda pouco anos de vida.

Todos, em algum momento vamos ser desafiados a passar pelo processo de metamorfose, mas muito poucos vão conseguir verdadeiramente ser transformados dentro desse processo.