Meu Caminho de Nhá Chica

Ciclismo, Turismo, Poesia, Esportes E Lazer

Esta página foi vista 1376 vezes desde 12/07/2021
Coloração

Descrevo em 300 páginas uma cicloviagem, sozinho pelo Caminho de Nhá Chica e algumas extensões, com 430 quilômetros em sete dias.

Pedalar uma bicicleta é sempre uma satisfação. Fazer uma viagem de bicicleta por estradas de terra pelo interior do Brasil é uma satisfação maior ainda. Fiz uma cicloviagem pelo Caminho de Nhá Chica e algumas extensões entre 19 e 25 de novembro de 2020. Foram sete dias pedalando, seis deles sozinho e um com um grupo de amigos, por estradas de terra do Sul de Minas Gerais convivendo com a natureza e passando por pequenas cidades do interior em um total de 430 quilômetros.

Descrevo minha experiência (e vivência) neste livro com relatos, comentários e reflexões sobre o que achei mais interessante, e que consegui expressar, sobre este caminho. Apresento minha experiência nesta cicloviagem sob pelo menos seis perspectivas complementares: planejamento, descrição, fotografia, poemas hai kai, para o público infantil e dados técnicos.

Meus objetivos principais com este livro são disseminar o cicloturismo e divulgar o Caminho de Nhá Chica com o compartilhamento do meu caminho, minha experiência e minhas reflexões. Ao escrever, relembrei e refleti mais sobre esta excelente experiência. Interessados em conhecer como é uma cicloviagem, algumas reflexões, e obter informações para realizar este ou mesmo outro caminho, podem utilizar este relato. Espero que todos aproveitem a leitura do texto e dos poemas hai kai, e a observação das fotografias, para conhecer ou rever (e reviver) o caminho e o prazer de pedalar pelas estradas de terra.

Nota: Escrevi e publiquei três livros sobre esta cicloviagem. Este é o mais abrangente com 308 páginas. Os outros dois são um para o público infantil (com 26 páginas) e outro com dados técnicos (com 48 páginas), e seus conteúdos estão incluídos neste livro mais abrangente como apêndices.

Edição 1 (2021)

Clenio F. Salviano

Clenio Figueiredo Salviano nasceu em setembro de 1959. Passou toda infância e adolescência em Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha, MG. Mora desde 1984, no subdistrito de Barão Geraldo, em Campinas, SP.

É graduado em Ciência da Computação pela UFMG em 1982. Tem mestrado pela UFMG e doutorado pela Unicamp, ambos em Engenharia da Computação, em 1978 e 2006.

Trabalhou em pesquisa e desenvolvimento em engenharia, qualidade e melhoria de processo de software no atual Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer de 1984 até aposentar em 2019.

É casado com Adriana, com quem tem dois filhos, Marcos e Daniel. Daniel é casado com Luiza. Eles são os pais do pequeno Nicolas.

Clenio aprendeu a pedalar pelas ruas de Pedra Azul na infância. Começou a pedalar por caminhos por aí com o grupo Eco´s Bikers no início de 2016. Já fez cicloviagens pelo Caminho da Fé, Caminho dos Anjos, Caminho do Vale Europeu, Rota do Cacau, Circuito das Araucárias, Caminho de Nhá Chica, Rota Bahia Minas e outros.

Atualmente realiza serviços de ensino, treinamento e consultoria em Melhoria de Processo de Software pela sua empresa Caminhos da Melhoria, e pedala em passeios e cicloviagens.

Mais recentemente escreveu e publicou o livro técnico Qualidade de Software pela Editora Senac em 2020 e os de viagem de bicicleta

Meu Caminho de Nhá Chica – Pedalando pelo Sul de Minas Gerais em 2020

e Não Vai Cair da Bicicleta! (infantil)

além de Poemas haikai: De bicicleta em palavras (e fotografias),

todos os três em 2021, e este

De bicicleta entre os vales

- Do Jequitinhonha ao Mucuri pela Rota Bahia Minas com haikais e fotografias

em 2022 todos os quatro editados pelo autor e publicados (e comercializados) por Clube De Autores (www.clubedeautores.com.br).

Escreve poemas haikai e poesias que divulga no Instagram @cleniosalviano e no Facebook cleniofsalviano. Têm haikais e outras poesias selecionadas e publicadas em livros de antologias e revistas.

Clenio pode ser contactado pelo e-mail clenio.salviano@gmail.com, por outra mídia social ou pedalando uma bicicleta por aí.