Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro NÔMADE

Ensaios, Resenhas, Entrevistas e Versos

Por: VINÍCIUS FERNANDES CARDOSO Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 31,76
por
R$ 17,22

Sinopse

Nosso novo trabalho, agora intitulado definitivamente de NÔMADE: ensaios, resenhas, entrevistas e versos (2008), editado pelo autor, teve tiragem inicial de 50 exemplares, já distribuída, e recebe sucessivas uma vez esgotados os exemplares, tratando-se de um livrinho para ampla divulgação. Assim como LEITURAS E ANDANÇAS (2004) e A ALMA DOS BAIRROS (2007), NÔMADE é uma miscelânea que agrupa textos de vários gêneros, como vem sendo freqüente conosco.

Sentimo-nos no dever de escrever sobre a trajetória da Associação dos Artistas de Contagem, instituição que vigorou entre 2001 e 2004, e cuja existência estava sendo totalmente esquecida. Como havia outros textos para serem publicados, consideramos melhor reunir tudo em livro. NÔMADE é composto de ensaios – o historiográfico sobre a AAC e três ensaios literários, duas resenhas de livros, e oito poe¬mas inéditos. Nesta edição definitiva, suprimimos o ensaio “Uma mensagem de redenção”, uma vez que reimprimimos A ALMA DOS BAIRROS (em 2012), onde há o referido ensaio. Desde a segunda edição deste, incluímos “Impressões gerais de Desencontros Grafados”, que trata do romance-trilogia de Leonardo de Magalhaens. No livro, aparecem poemas antigos, porém inéditos, “Antes da revolução” e “Depois da revolução”, e poemas mais recentes, como “Sem inspiração”, “Frenesi sem sentido”, “Minha geração”, “O Bar do Pianista”.

O título é sugestão do amigo Sidney e, por sua vez, remete à canção “Castelos de areia”, de Vicente Celestino, cujo cancioneiro Sidney me aplicou:

“(...) Nômade que sou, choro os prantos meus

Nascem d’alma num protesto a Deus

Ai, essa saudade da minha mocidade

Vai se estiolando oh! Senhor!

Já que não há esperança

Tirai-me da lembrança

A história desse amor (...)”

O título também não deixa de ser uma referência a fase do autor, em processo de formação e auto-análise, transitando entre vários territórios e resistindo à especialização, afeito ainda ao ensaísmo, numa tentativa, um tanto quanto frustrada, de conciliar saber e sabor, como aconselhava Rolland Bar¬thes, de quem fomos leitor diletante à época do primeiro contato; ‘nômade’ então faz referência ao trânsito empreendido pelo autor entre vários domínios – não necessariamente de forma feliz, tanto entre ‘especializações’ (das letras às ciências sociais), como dentro de uma mesma ‘especialização’ (da poesia à crítica literária), numa recusa inconsciente (ou consciente) do homem especialista e saudosista da idéia/necessidade do homem total, presente nos debates socialistas (velhos e sempre atuais), do novo homem; o título do livro também faz referência à prática – sabida entre os meus – de flanar do autor, refreada com os anos. Tais expedições de “garimpeiro”, como já designado, até geraram algum resultado, como queremos acreditar que provam nossos trabalhos. Para o autor, tal nomadismo trata-se de uma forma solitária, amadora e encantada de pesquisa.

Categorias: Poesia, Literatura Nacional, Crítica Literária, Livros E Leitura, Poetry
Palavras-chave: contagem-mg, ensaios, entrevistas, miscelânea, poesia, resenhas

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 99

Edição: 1(2008)

ISBN: 978-85-916273-2-5

Formato: A5 (148x210)

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
VINÍCIUS FERNANDES CARDOSO

VINÍCIUS FERNANDES CARDOSO nasceu no Hospital São Sebastião, em Belo Horizonte-MG, a 29 de abril de 1983. Filho de Maria de Fátima Fernandes (Cardozo) e José Cardozo Neto, irmão de Murilo Fernandes Cardoso (irmão mais velho que mora com família própria em Ipatinga-MG, engenheiro na USIMINAS). Cursou parte do curso de Letras e bacharelou-se em Ciências Sociais na UFMG. Jornalista prático, colaborou com o "Jornal Regional Contagem" (www.jornalregionalcontagem.com.br) durante anos. Um dos oito fundadores da Academia Contagense de Letras. Escreveu "Leituras e Andanças" [2001], "A Alma dos Bairros" [2007] e "Nômade", 2008. Defendeu a monografia "Vida literária na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 1990-2010, abordagem sócio-antropológica", como requisito parcial à conclusão da graduação em sociologia, tendo como orientador o Professor Doutor Ronaldo de Noronha (estudioso de sociologia da literatura), também publicada. Desde 2001, compila a literatura brasileira escrita em Contagem.

Em 2014, inscreveu o poema "Luxúrias lascivas, lancinantes...", de sua autoria, no 23º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, de Leopoldina-MG, com outros mais de 600 poemas vindos de vários cantos do país. Ficou entre os 10 classificados que deveriam declamar o poema ao júri e público presente no auditório do CEFET daquela cidade mineira, na noite de 14 de novembro de 2014, o que aconteceu.

O poema foi laureado com o primeiro lugar e o autor, com a láurea de melhor intérprete.

E-MAIL DO AUTOR: [email protected]


Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


yendis asor said
esse é mesmo um nômade...
Quarta às 00:19

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube de Autores tem me proporcionado uma grande oportunidade! A divulgação e a oportunidade que oferece ao leitor de adquirir a nossas obras no conforto de sua casa é espetacular! Sem falar na qualidade do material e o fato de não precisar de tiragem mínima para confecção do livro. Por fim, ..."

Cristiano Rocha

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700