Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis

Introdução à Fluxonomia 4D

Por Lala Deheinzelin

Desenvolvimento Humano, Não Ficção, Desenvolvimento Profissional, Metas E Objetivos, Métodos Experimentais

Esta página foi vista 2984 vezes desde 26/06/2020

Após quarenta anos de atuação em diversos níveis, países e escalas, Lala sistematizou a Fluxonomia 4D, uma ferramenta para simplificar processos e orientar escolhas. São sete etapas que envolvem compreensão do mundo, design de futuro e novas economias, organizando e colocando em fluxo nossos principais recursos disponíveis. Conhecimento, infraestrutura, pessoas, tempo, entre outros. Recursos além do monetário, com os quais podemos gerar valor de forma sustentável, a partir da colaboração.

Lançado em 2019, Novas Economias Viabilizando Futuros Desejáveis introduz os “comos” da metodologia, apresentando uma visão multidimensional da sustentabilidade. Situa os leitores acerca dos desafios do momento presente e das oportunidades trazidas pelas Economias Criativa, Compartilhada, Colaborativa e Multivalores. E, sobretudo, os inspira a sair da intenção para a ação, podendo criar seu próprio percurso durante a leitura.

ISBN 978-85-908-5928-4
Edição 1 (2019)
Tipo de papel Polen

Lala Deheinzelin

Lala Deheinzelin foi considerada uma das cem mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia, por seus quarenta anos de prática dedicados a catalisar mudanças nesta Transição do modelo.

Pioneira da Economia Criativa, atua com treinamentos, assessoria e palestra em quatro continentes, com forte atuação junto à ONU e Cooperação Espanhola (2005- 2014).

Sua vasta e diversa experiência em todas as escalas da tomada de decisão (redes de inovação, corporações, ONGs, governos locais e nacionais, organismos multilaterais) inspira e instrumenta gestores, empreendedores e organizações das mais diversas áreas.

Futurista desde 1995, formulou o movimento Crear Futuros (2008), um processo criativo e colaborativo como foco nos aspectos socioculturais do futuro aplicado em dezenas de países. Destaque entre as quatro principais futuristas da América Latina, publicou o livro Desejável Mundo Novo (2012).

Ao combinar “Futuring” e Novas Economias, criou a Fluxonomia 4D, metodologia aplicada em processos de design de soluções, inovação e melhoria de processos. Os resultados para organizações, empreendedores e profissionais autônomos são a otimização de tempo, recursos e equipes e o impacto positivo que vai além do financeiro (4D).

A partir de 2019, foi iniciado o processo de internacionalização da metodologia, inicialmente em âmbito ibero-americano.