O FUTURO DA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA E A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DO FUTURO

Por Cristiano Machado de Araújo

Teologia, Religioso, Educação A Distância E Aprendizagem, Religião, Educação

Esta página foi vista 119 vezes desde 10/09/2024

A presente pesquisa tem por objetivo geral considerar as principais características da Educação Teológica para o século 21 e por objetivos secundários estudar o conceito de Educação Teológica; pesquisar os paradigmas bíblicos-históricos da Educação Teológica e averiguar os modelos contemporâneos de Educação Teológica. O problema para o qual se buscou resposta foi: visto que o paradigma de Educação Teológica que predominou por séculos entrou em crise, que características terá um novo paradigma que seja relevante para o século 21? A tese defendida foi que as características de um novo paradigma da Educação Teológica para o século 21 estão relacionadas à capacidade de fazer uso das tecnologias disponíveis, de relacionar a tradição cristã com o contexto contemporâneo a fim de formar líderes que sejam capazes de cumprir sua missão na sociedade. A pesquisa foi dividida em quatro capítulos. O primeiro trata do conceito e objetivos da educação teológica e a influência que a mesma recebeu das mais diversas tradições educacionais no decorrer da história. O segundo, apresenta os Paradigmas Bíblico-Históricos da Educação Teológica, o terceiro pauta os Modelos Contemporâneos de Educação Teológica. No quarto e último capítulo é dado foco às características de uma educação teológica relevante e adequada para o presente século.

Edição 1 (2024)
Coloração Colorido

Cristiano Machado de Araújo

Natural da cidade de Paranaguá, Estado do Paraná, casado com Adriana, pai de dois filhos (Natan e Natalia).

Ministro do Evangelho (no Exército de Salvação - The Salvation Army), desde 2003.

Bacharel em Teologia (área: Cuidado Pastoral), pela Faculdade Teológica Sul Americana - FTSA;

Licenciatura em História, pela Faculdade de Educação Paulistana - FAEP;

Pós-Graduado em História Antiga e Medieval (Religião e Cultura) pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - FSBRJ, e

Doutor em Ministério (ênfase em Educação Teológica), pela Faculdade de Teologia Metodista Livre - FTML.