O perfil do leitor-autor na era da pós-modernidade

Por Júlio César Marangoni

Não Ficção, Educação

Esta página foi vista 608 vezes desde 09/06/2021

Na era da pós-modernidade, também conhecida como sociedade líquida, surge um novo tipo de leitor. Este carrega os traços tradicionais da leitura que é solitária e silenciosa, mas adquire novas competências. É exposto a variadas possibilidades, com o apoio dos recursos tecnológicos e a leitura torna-se labiríntica, devido aos diversos caminhos oferecidos.

Este livro é fruto de uma pesquisa de Iniciação científica financiada pelo Santander,Programa Santander Universidades de Bolsas Graduação, que teve como objetivo relacionar o perfil do leitor-autor do ciberespaço com a realidade dos dados escolares, traçar o perfil do leitor que também se torna autor nas plataformas digitais, e fazer o levantamento dos tipos de leitores que se tornam autores produzindo fanfics. Um estudo analítico do tema foi realizado levando-se em consideração a modernidade líquida, a inteligência coletiva, a teoria da cultura da convergência e os avanços tecnológicos.

A pesquisa gerou a compilação de material que servirá de referência para pesquisas futuras e análises relacionadas ao tema, a obtenção do perfil de leitores-autores e como este pode ser relacionado com o contexto escolar, assim como a reflexão e entendimento sobre as novas formas de leitura.

"O autor consegue construir um perfil dos leitores brasileiros. Esse perfil reflete o impacto da tecnologia digital na sociedade contemporânea, uma vez que o jovem aluno assume seu papel no mundo digital, faz suas leituras e tece seu texto, tornando-se coautor. É um processo que requer investigações sobre as novas habilidades referentes ao binômio leitura-escrita em um mesmo processo. Entre as habilidades, está a produção de fanfic. Ou seja, a concepção de leitura não se restringe à leitura de texto escrito e impresso nem o papel do leitor é só de quem lê; o leitor também produz". Ana Lúcia Machado da Silva - Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

ISBN 978-65-860-1092-3
Edição 1 (2021)

Júlio César Marangoni

J.C Marangoni é Analista de Sistemas, bacharel em Sistemas de Informação, pós graduado em Docência para o Ensino Superior e Mestrando em Gestão e Práticas Educacionais. Despertou interesse pela leitura depois de conhecer o livro “O Reino das Vozes que não se Calam” de Carolina Munhóz e Sophia Abrahão. Foi um dos 10 finalistas do concurso de redação promovido pela extinta Revista Gênios (distribuída pelo Jornal “O Estado de S. Paulo”. Em 2016 teve seus primeiros contos publicados pela editora Porto de Lenha na antologia “Coexistência” e seu primeiro romance “Efeito Dèjá vu” lançado de forma independente pela Amazon. Em 2017 teve o conto ” Tudo outra vez” publicado na antologia “Escritor Profissional” pelo selo Carreira Literária (Editora Oito e Meio) e foi um dos finalistas do Prêmio Porto de Lenha de Literatura com o conto “O ônibus das 7h40” publicado na “Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos 2017”. Atualmente dedica o seu tempo vago para o blog, seus escritos e seu canal no youtube.

Nome do link: jcmarangoni.com