Os extemporâneos

Por Eridan Passos

Não Ficção, Biografia e Testemunho

Esta página foi vista 647 vezes desde 04/02/2022

A história de três brasileiros, André Rebouças, Cruz e Sousa e Lima Barreto, que viveram entre os séculos XIX e as duas primeiras décadas do Século XX, cujas ideias e projetos estiveram em desacordo com o seu tempo. Num ambiente social, literário e político hostil, permaneceram fiéis a si mesmos, mesmo ao preço de não terem sido reconhecidos em vida, tal como o desejaram.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

Eridan Passos

Nasci em 1946, em Recife. Passei toda a infância e início da juventude em Salvador. Em 1969, vim para o Rio de Janeiro, onde moro até hoje.

Funcionária pública, formada em Direito e Administração, durante muitos anos estudei Filosofia, em grupo, fora dos bancos acadêmicos.

Na década de 80, publiquei dois livros de poesia: Mesa de Trabalho (1985) e Sobre a Página em Branco ( 1986). Nessa época, frequentava a Oficina Literária de Ivan Cavalcanti Proença.

Vinte anos se passaram. O recomeço foi um pequeno livro, João Cândido, o herói da ralé, publicado em 2008 pela editora Expressão Popular. Depois, vieram mais três: José do Patrocínio, o abolicionista dionisíaco, In verso, livro de poesia e Vidas, minha primeira tentativa na ficção. Os três serão publicados pelo Clube de Autores.