OS NIVELADORES

A HISTÓRIA DO PAÍS DA AMÉRICA LATINA QUE VENCEU A CORRUPÇÃO

Por Raúl Carlos Ganoza

Ciência Política, Direito, Geografia E Historia, América Latina, Democracia, ética

Esta página foi vista 1092 vezes desde 18/05/2018

Em setembro de 2010, os niveladores foram para as ruas reivindicar estruturas novas de poder que garantissem profundas mudanças nas condições de vida de toda a população. Isso foi possível porque passamos a entender que o povo é o ponto de partida da democracia. Ela se justifica somente a partir do povo.

Compreendemos que havia uma relação vital entre a democracia e a qualidade dos serviços públicos. De modo que era preciso que os frutos do nosso trabalho fossem convertidos pelo Estado em proveito de todos os cidadãos.

Protagonizamos a revolução niveladora e instituímos o 1º Poder da República. Que agora por mérito e autoridade constitucional pertence de fato ao povo bananês. Por isso, nos orgulhamos em dizer que o nivelamento fundou o GOVERNO DO POVO, portanto a democracia, na medida em que colocou o cidadão como detentor do direito inalienável de usufruir dos bens públicos.

Para nós, A Lei do Povo foi o divisor de águas que nos separou do atraso político e econômico e nos colocou no caminho do crescimento sustentável, da qualidade dos serviços e, principalmente, do controle social.

Saímos do lado obscuro da política e da negação do “demos” (povo) e adentramos uma nova realidade comprometida com a formação do indivíduo para o trabalho, a educação, a ciência e a atuação cidadã.

Este é um livro memorável que relata a luta do povo bananês para se livrar da corrupção endêmica, que não permitia que o país alcançasse níveis satisfatórios de desenvolvimento humano e econômico.

A nossa história comoveu o mundo e provocou uma união internacional pelo fim da repressão aos niveladores e a favor do povo bananês. Todos desejavam a vitória da democracia viva. Quem não se emocionou com tão fantástica narrativa ao ver a obstinação dos bananeses para tornar o país uma nação justa e materna?

Creio que o eleitor irá se identificar com os nossos ideais. Com a entrada do Bananal no universo civilizatório, ganhamos notoriedade. Todos estão querendo conhecer, e mesmo alcançar a nova terra prometida. Também não é por menos, uma vez que a utopia virou semente e depois frutificou. Somos um país novo e melhor surgido da decisão, da aliança e da ação coletiva; apesar de tantas represálias.

Confesso que é maravilhoso entregar finalmente essa obra para os bananeses como reconhecimento da nossa resistência e perseverança para vencer todos aqueles desafios. Se vencemos, é porque queríamos ardentemente viver em um país onde as coisas funcionassem e que não precisássemos mendigar por atendimento.

Este livro se destina também a não deixar que o nosso povo se esqueça da heroica batalha pelo nivelamento. E que as próximas gerações continuem o trabalho que tão árduamente estamos concretizando; não permitindo, portanto, nada menos do que uma boa qualidade dos serviços públicos.

Edição 1 (2018)

Raúl Carlos Ganoza

Raúl Carlos Ganoza é professor e há anos se dedica a estudar sobre democracia, sociedade e política.

"Os Niveladores trazem um pensamento político novo desenvolvido a partir da experiência negativa das pessoas com os serviços públicos em toda América Latina." Ganoza, R.C.

"Excelente custo benefício em 659 páginas divididas entre exposições teóricas sobre o pensamento nivelador e a história de luta e superação de um povo para se livrar da corrupção."