Oxidação lipídica e antioxidantes extraídos de fontes naturais

Por Débora Maria Moreno Luzia

Química, Food Science, Experimentos & Projetos, Engenharia E Tecnologia, Ciência

Esta página foi vista 286 vezes desde 20/10/2022

Este livro faz parte da minha Tese de Doutorado.

Antioxidantes naturais são importantes na prevenção de doenças, tanto para plantas como para animais, inibindo ou retardando a oxidação das biomoléculas por meio da prevenção da iniciação ou da propagação da cadeia de reações da oxidação. Com isso, dietas acrescidas de frutas, vegetais, tubérculos, cascas, castanhas, sementes oleaginosas, entre outras fontes vegetais, estão associados à menor incidência de doenças coronarianas e inflamatórias, e certos tipos de câncer. Neste contexto, o objetivo desta revisão foi apresentar a classificação, os mecanismos de ação, os tipos e funções dos antioxidantes naturais, e suas medidas analíticas de avaliação da capacidade antioxidante de fontes vegetais, visando verificar o seu potencial antioxidante para possível aplicação na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética.

ISBN 978-65-266-0001-6
Edição 1 (2022)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido

Débora Maria Moreno Luzia

Graduada em Nutrição pela Universidade do Sagrado Coração - USC/Bauru (2003). Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos pelo IBILCE/UNESP (2008) e Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pelo IBILCE/UNESP (2012). Tem experiência na área de Nutrição e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase na caracterização de resíduos de frutas para obtenção de antioxidantes naturais e compostos bioativos. Atuando principalmente nos seguintes temas: frutos brasileiros não convencionais, frutos do cerrado, compostos bioativos (fitosteróis, tocoferóis, ácidos graxos, compostos fenólicos e carotenoides) e atividade antioxidante (DPPH, ABTS e FRAP). Docente do Ensino Superior, nos cursos de Nutrição - FAF (2007 a 2019) e Curso Superior de Tecnologia de Alimentos - UEMG/Frutal (2013 a 2021). Coordenadora do Curso de Nutrição - FAF (2009 a 2021). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos no ano de 2017. Diretora Geral da FAF (2019 a 2021). Atualmente atuo no Curso de Nutrição - UEMG/Passos, como Docente e Supervisora Acadêmica dos Estágios. Membro do Banco de Avaliadores da Educação Superior (BASIS) do INEP/MEC, para avaliação de cursos de graduação em Nutrição.

Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4668535194933989