Palavrando

Por Luiz Fernando Gomes

Poesia, Literatura Nacional

Esta página foi vista 3346 vezes desde 12/03/2013

A poesia é o exercício de mexer com o coração. E este primeiro livro do Luiz Fernando cumpre a sina do poeta. Trata-se de um livro composto e decantado ao longo dos anos inconformados da juventude tardia e da maturidade juvenil. Olhando para os versos, um dia, o poeta achou que devia tossir as palavras que ocupavam sua boca como um enxame de abelhas de mel e ferrão. Não se lê poesia, falam e praticam muitos, mas quem cala essa louca? Então, que venha à tona, mesmo que seja num momento em que duvido deles e duvido de mim. No livro, o poeta passeia pelas ruas da cidade e caminha calçado nas palavras e escorado nas casas velhas, pois, elas são sobreviventes, como todos nós, eu, casa velha, sou alma penada, nem sei por que estou aqui, se também fui demolido e não caí. O poeta e professor também verseja sobre as duas irmãs de profissão: uma desprestigiada, a outra maltratada e malfalada. As ilustrações do livro são de sua autoria, já que palavras também são imagens. Em alguns poemas há um quê de desejo de fugas imaginárias, como são, aliás, todas as fugas. Mas o poeta avisa que partirá de trem, sim o trem irá em silêncio sumindo na escuridão. Ninguém notará mas eu estarei nele. E aqui entrego em suas mãos esse volume intermediário: não sou livro nem sou gente.

ISBN 978-85-8027-028-0
Edição 1 (2017)

Luiz Fernando Gomes

Luiz Fernando Gomes é doutor e pós-doutor em Linguística Aplicada, área de concentração: Linguagem e Tecnologia pela UNICAMP e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC- SP. Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde leciona na Faculdade de Letras e no Programa de Mestrado Profissional – PROFLETRAS. Pesquisa os seguintes temas: hipertexto e multimodalidade, relações entre o verbal e o não-verbal; questões relativas às ilustrações em livros didáticos e literários, leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais. Autor dos livros: Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na era digital (Paco, 2010), Hipertexto no Cotidiano Escolar (Cortez, 2011), Hipertexto Revisitado: novas perspectivas para pesquisa e ensino (EDUFAL, 2019), Letramento digital: ensinando as relações imagem e texto em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental (2022, Clube de Autores), além dos livros de ficção: Palavrando: poemas inconformados (Crearte, 2012; Clube de Autores, 2013; 2017), A Mão que fazia desaparecer e outras histórias impossíveis (Jogo de Palavras, 2013, Clube de Autores, 2017;2022), Sebastião, meu avô, pai de minha mãe (Jogo de Palavras, 2013; Clube de Autores, 2017; 2022) e editou e ilustrou o livro Causos do Leôncio e outros causos, de autoria de Benedicto Cleto (Academia Sorocabana de Letras, 2021; Clube de Autores, 2022). Foi Editor dos periódicos acadêmicos: Quaestio- Revista de Estudos em Educação; Leitura (UFAL) e Diretor da Eduniso- Editora da Universidade de Sorocaba. Gosto de editar e publicar meus livros, quando possível, e também de fazer o design da capa e as ilustrações internas.

Hipertextos multimodais e cultura visual: http://hipertextosmultimodais.blogspot.com/

Publicações relacionadas