Letramento visual

ensinando as relações imagem e texto em aulas de língua portuguesa do ensino fundamental

Por Lívia de Oliveira Silva e Luiz Fernando Gomes

Educação, Didáticos

Esta página foi vista 1106 vezes desde 02/02/2022

O livro argumenta sobre a importância da leitura verbo-visual para a compreensão dos diversos tipos textuais em aulas de Língua Portuguesa. Apresenta as principais funções que a imagem pode ter em relação ao texto e vice-versa e oferece um modelo prático que pode ser utilizado por professores, alunos, pessoal da comunicação e do design para estabelecer as relações verbo-visuais; além disso traz, como complemento, uma série de propostas de atividades para sala de aula.

Edição 1 (2021)

Lívia de Oliveira Silva e Luiz Fernando Gomes

Luiz Fernando Gomes é doutor e pós-doutor em Linguística Aplicada, área de concentração: Linguagem e Tecnologia pela UNICAMP e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC- SP. Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde leciona na Faculdade de Letras e no Programa de Mestrado Profissional – PROFLETRAS. Pesquisa os seguintes temas: hipertexto e multimodalidade, relações entre o verbal e o não-verbal; questões relativas às ilustrações em livros didáticos e literários, leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais. Autor dos livros: Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na era digital (Paco, 2010), Hipertexto no Cotidiano Escolar (Cortez, 2011), Hipertexto Revisitado: novas perspectivas para pesquisa e ensino (EDUFAL, 2019), Letramento digital: ensinando as relações imagem e texto em aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental (2022, Clube de Autores), além dos livros de ficção: Palavrando: poemas inconformados (Crearte, 2012; Clube de Autores, 2013; 2017), A Mão que fazia desaparecer e outras histórias impossíveis (Jogo de Palavras, 2013, Clube de Autores, 2017;2022), Sebastião, meu avô, pai de minha mãe (Jogo de Palavras, 2013; Clube de Autores, 2017; 2022) e editou e ilustrou o livro Causos do Leôncio e outros causos, de autoria de Benedicto Cleto (Academia Sorocabana de Letras, 2021; Clube de Autores, 2022). Foi Editor dos periódicos acadêmicos: Quaestio- Revista de Estudos em Educação; Leitura (UFAL) e Diretor da Eduniso- Editora da Universidade de Sorocaba. Gosto de editar e publicar meus livros, quando possível, e também de fazer o design da capa e as ilustrações internas.

Hipertextos multimodais e cultura visual: http://hipertextosmultimodais.blogspot.com/