PÉROLAS CONSCIENCIAIS

Por Dalton Campos Roque

Inspiracional & Religioso, Religião, Poesia, Não Ficção

Esta página foi vista 790 vezes desde 25/04/2023

A obra Pérolas Conscienciais merece ser lida nos momentos de solidão. Não se trata da solidão lúgubre, de quem se retira do convívio social por arrogância, medo ou fuga da realidade. Refiro-me aos momentos de saneadora solidão, quando as grandes e silenciosas mudanças na condução da vida se operam. Quando deixamos de lado as válvulas de escape do mundo exterior e volvemos ao canteiro de obras do autoconhecimento e da auto-realização, despertando a essência divina pessoal, mediante o exercício ponderado e íntimo da reforma moral, da reciclagem direcionada a valores cosmoéticos e da adaptabilidade a novas perspectivas comportamentais e intelectuais sadias.

Apenas nesses instantes de solidão fecunda podemos ouvir com limpidez a consciência ética interior, sem, portanto, a interferência das susceptibilidades artificiais fomentadas pelos mecanismos de defesa e legitimação do ego, vigentes enquanto o espírito esquece que é espírito e confunde a si mesmo com os diferentes personagens e as fragmentárias personalidades que criou e vivenciou em seu multimilenar aprendizado no educandário terrestre, para representá-lo nos distintos ambientes de coexistência em sociedade, na esfera pública e privada, em diversas épocas e locais, ao sabor da nossa capacidade de se posicionar perante o intricado tabuleiro dos vínculos cármicos, das relações interpessoais e das tendências culturais a que estivemos expostos ao longo da roda reencarnatória.

Em Pérolas Conscienciais encontramos a poesia que invoca simplicidade existencial, ladeada por elegante concerto de meditações, entremeado por toques elucidativos de precisão cirúrgica. Os autores, o casal de docentes e pesquisadores, Dalton Campos Roque e Andréa Lúcia da Silva, singram o mar da espiritualidade com sentimentos elevados e discernimento apurado, imunes aos artifícios da castidade doutrinária e do exclusivismo institucional, às margens das formulações padronizadas da sociedade de consumo. Ambos comprovam que se pode aliar literatura refinada à preocupação com questões existenciais, ao transcenderem, de forma enriquecedora e equilibrada, as meras preocupações estéticas. O compêndio de poemas, crônicas e artigos encartados nestas Pérolas Conscienciais certifica a possibilidade de se prestar esclarecimento consciencial condimentado pela verve poética e pelo calor humano.

Compulsando esta obra de profundas, porém, sóbrias tonalidades autobiográficas (depuradas, por conseguinte, da auto-indulgência de expressiva parcela das narrativas confessionais), revisitamos as páginas de nossa jornada evolutiva, arquivos da alma que nos remetem a recordações intuitivas de cursos preparatórios executados na extrafisicalidade, às esperanças depositadas às portas desta reencarnação e ao ambiente de camaradagem e fraternidade que deixamos na pátria espiritual, ao mesmo tempo em que vêm em mente as etapas vencidas e vincendas do processo de adaptação à existência intrafísica e do conseqüente ajustamento ao programa encarnatório.

Em suma, o leitor tem em mãos livro escrito com amor, inteligência e despojamento, cujo conteúdo, sem exagero, corresponde às melhores expectativas.

Edição 1 (2009)

Dalton e Andréa Sensibilização Consciencial

Editora Sensibilização Consciencial: Transformando Vidas e Promovendo o Despertar Consciencial.

Somos uma editora dedicada a compartilhar conhecimentos nas áreas espiritualistas, autoajuda, psicologia, bem-estar, saúde, ficção, qualidade de vida e humor. Nossa missão é ajudar as pessoas a se ajudarem, despertando sua consciência, promovendo o autoconhecimento e inspirando atitudes equilibradas.

As características do autor Dalton Campos Roque, baseadas em suas obras, refletem um profundo envolvimento e dedicação ao estudo da espiritualidade e do desenvolvimento consciencial. Aqui estão algumas características marcantes:

1. **Profundidade Teórica e Prática**: Dalton demonstra um conhecimento abrangente sobre temas espirituais e paranormais, abordando complexidades dos processos de desenvolvimento espiritual e consciencial de forma detalhada.

2. **Visão Universalista**: O autor não se limita a uma única vertente espiritualista. Ele explora e incorpora conceitos de várias tradições e correntes de pensamento, como o espiritismo, a teosofia e a conscienciologia, entre outros, buscando uma compreensão mais holística e integrada da espiritualidade.

3. **Abordagem Didática e Acessível**: Dalton procura explicar conceitos complexos de maneira clara e compreensível, facilitando o entendimento para leitores de diferentes níveis de conhecimento.

4. **Enfoque na Aplicabilidade Prática**: Suas obras frequentemente incluem orientações práticas sobre como aplicar os conhecimentos espirituais no dia a dia, promovendo o autoconhecimento, a auto-transformação e a melhoria das interações energéticas e espirituais.

5. **Compromisso com a Ética**: O autor enfatiza a importância da cosmoética (ética cósmica) em suas obras, sugerindo que a evolução espiritual está profundamente ligada à integridade e à conduta moral no universo.

6. **Promoção da Autonomia Espiritual**: Dalton encoraja o leitor a desenvolver sua própria compreensão e capacidade de discernimento, em vez de depender passivamente de autoridades espirituais. Ele valoriza a experiência pessoal e a experimentação como caminhos para a evolução consciencial.

7. **Inovação e Criatividade**: Ele introduz novos termos e conceitos, como "apometria universal", e desenvolve metodologias e técnicas que visam ampliar as possibilidades de aplicação prática dos conhecimentos espirituais.

Essas características mostram um autor comprometido não só com a exploração teórica da espiritualidade, mas também com a aplicação prática e ética dos conhecimentos para o desenvolvimento integral do ser.

Dalton Campos Roque e Andréa Lúcia da Silva