PESQUISAS CIENTÍFICAS EM HUMANIDADES E LINGUAGENS

PERCURSOS INTERDISCIPLINARES

Por José Flávio da Paz; Daniel Enrique Velasquez Monasterios; Rute Barboza da Silva; Walter Brito Bezerra Júnior

Código do livro: 722177

Categorias

Estudo E Ensino, Educadores, Educação Multicultural, Literatura Infanto Juvenil, Geografia E Historia, Educação, Artes

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 181 vezes desde 20/09/2024
Versão
impressa
R$ 67,16
Coloração
Valor total:
R$ 67,16
Versão
ebook
R$ 34,34
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 67,16

Este livro pode estar à venda na:

Este ebook também pode estar à venda na:
Este livro também está à venda em:
Espana
Portugal

Sinopse

As pesquisas científicas no campo das humanidades e linguagens desempenham um papel central na compreensão crítica de fenômenos culturais, sociais e históricos. As ciências humanas e da linguagem envolvem abordagens interpretativas, contextualizadas e dialógicas. Esta obra intitulada PESQUISAS CIENTÍFICAS EM HUMANIDADES E LINGUAGENS: PERCURSOS INTERDISCIPLINARES busca explorar, por meio dos seus capítulos, os percursos intercruzados dessas duas áreas, destacando as interações entre suas metodologias e seus objetos de estudo, assim como os desafios e potencialidades da interdisciplinaridade.

As humanidades, entendidas como o conjunto de disciplinas que investigam a condição humana, tais como filosofia, história, antropologia e sociologia, compartilham um campo de reflexão com as linguagens, que estudam as formas de comunicação e expressão. A interdisciplinaridade entre esses dois domínios não é apenas necessária, mas intrínseca, pois os fenômenos humanos são, em sua maioria, mediados pela linguagem. Portanto, é impossível compreender plenamente a história de um povo, sua cultura e suas interações sociais sem considerar a maneira pela qual a linguagem molda e transmite esses conhecimentos.

Nesse sentido, as linguagens, em sua pluralidade (linguagem verbal, visual, corporal, etc.), servem como ferramenta essencial tanto para a produção quanto para a interpretação do saber nas humanidades.

Os métodos das ciências humanas e das linguagens refletem uma rica diversidade epistemológica. No campo das linguagens, o estruturalismo, a semiótica e as teorias da recepção oferecem lentes teóricas distintas para o estudo dos fenômenos comunicacionais. Já nas humanidades, temos a historiografia crítica, a hermenêutica e o materialismo histórico, entre outras correntes, cada qual oferecendo perspectivas metodológicas próprias. Apesar dessas diferenças, um elemento em comum é o compromisso com a interpretação crítica e com a análise contextualizada, que busca ir além da superfície imediata dos dados empíricos.

A pesquisa científica em humanidades é frequentemente de natureza qualitativa, o que implica uma abordagem que privilegia a análise detalhada de documentos, discursos e práticas culturais. Por outro lado, nas linguagens, observa-se uma intersecção crescente com métodos quantitativos, principalmente nas áreas de linguística computacional e análise de corpora, que exploram o uso de grandes volumes de dados para identificar padrões linguísticos e culturais.

Essa combinação de abordagens qualitativas e quantitativas tem contribuído para um maior intercâmbio entre as duas áreas. Estudos linguísticos que investigam as representações de gênero, raça e classe em produções culturais, por exemplo, são capazes de interligar dados empíricos com teorias críticas, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais.

Assim, os percursos intercruzados entre as pesquisas em humanidades e linguagens apresentam-se como campos férteis e promissores para a produção de conhecimento complexo e nuançado sobre a condição humana. O entrelaçamento de métodos e teorias dessas áreas permite uma leitura mais abrangente e profunda dos fenômenos culturais, linguísticos e sociais, contribuindo para uma ciência que reconhece a complexidade dos objetos que estuda.

Características

ISBN 9786554802253
Número de páginas 198
Edição 1 (2024)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Tipo de papel Offset 75g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

José Flávio da Paz; Daniel Enrique Velasquez Monasterios; Rute Barboza da Silva; Walter Brito Bezerra Júnior

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; Mestre em Estudos Literários-UNIR; Mestre em Letras-UNIMAR; MBA em Comunicação e Semiótica-Farese; Especialista em Docência no Ensino Superior-FIBH; MBA em Gestão da Educação a Distância-EAD-Faceminas; Especialista em Tecnologias e Educação a Distância-FIBH; Linguística Aplicada-Faceminas; Educação, Gêneros e Sexualidade-Faceminas; Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-Sociais ou Raciais-Farese; LIBRAS ? TILS: Tradução e Interpretação da Língua Brasileira De Sinais-ISEAT; Projetos Sociais e Politicas Públicas-Farese; Docência com Ênfase em Educação Básica-IFMG; Neurociência e Aprendizagem-ISEAT; Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos-ISEAT; Gestão Pública e Gestão Ambiental-Faceminas; Educação e Sociedade-FAEL; Língua Portuguesa - Redação e Oratória-FAEL; História e Cultura Afro-Brasileira-Futura; Língua, Linguística e Literatura-FBMG; Produção Textual-Faveni; Gestão Escolar Integradora (Adm., Orientação, Inspeção e Supervisão)-FBMG, Teoria da Literatura e Produção de Texto-FBMG; Filosofia e Sociologia-Faveni; Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Futura; Pedagogia Empresarial-Faiara; Alfabetização e Letramento-UCAM entre outras. Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa - UNIFAP e bacharel em Letras/Libras - UFSC. Áreas de interesse e pesquisa: Aspectos comparados da cultura e da literatura afro-brasileira em diálogos interdisciplinares; Didática e Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa: aspectos inter, multi e transdisciplinar; Ensino-aprendizado da Língua e das Literaturas Portuguesas; Ensino-aprendizado da Língua Portuguesa e da Literatura mediado por TIC?s; Estudo dos gêneros textuais e literários: teorias e práticas; Formação leitora, letramento literário e processo de multiletramento; Leitura de imagem e comunicação não verbal: as funções das imagens no processo de ensino-aprendizagem; Poesia marginal, LGBTQIA+ e de autoria feminina; Produção de material didático com recursos alternativos para o ensino-aprendizado de Língua Portuguesa baseado nas perspectivas do Método Natural de Ensino; Educação especial e inclusiva; Educação de surdos; Produção, Crítica e Edição de Textos; Semiótica, estética e discurso visual; Variação linguística e mecanismos da Sociolinguística e da Psicolinguística entre outros. Foi Educador Infantil - SEMED/PMN; Professor das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio de 1989 a 2007 na iniciativa privada e SEED/GEA, conciliando a função docente da Educação Básica e do Ensino Superior de 2007 a 2015 na iniciativa privada e pública nas funções de professor substituto, coordenador de polo EaD, professor formador, professor pesquisador e tutor EaD no IFRN, UERN e UFRN, assumindo desde 2016, em caráter de dedicação exclusiva, a função de Professor efetivo do Magistério Superior, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - DLV/UNIR. É Membro do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq; Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia Contemporânea de Autoria Feminina no Norte e no Nordeste do Brasil-UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara dos Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Bolsista/Pesquisador do Novo Programa de Formação Doutoral Docente - Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES/Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
R$ 66,49
Ebook
R$ 45,98
Impresso
R$ 84,82
Ebook
R$ 57,62
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários