É necessário compreender que o ensino da língua não se resume ao domínio técnico da leitura e da escrita. A partir das concepções de letramento defendidas por estudiosos como Magda Soares e Brian Street, entende-se que ler e escrever envolvimento prático, cultural e discursivo. Dessa forma, torna-se necessário inserir as letras múltiplas — digitais, midiáticas, visuais e literárias — no ambiente escolar, para que os estudantes possam interagir criticamente com diferentes gêneros e linguagens presentes no cotidiano. A literatura, nesse contexto, deve ser trabalhada como um espaço de fruição estética e reflexão. Obras literárias não podem ser reduzidas a simples objetos de análise técnica, pois possibilitam o contato com diferentes visões de mundo, ampliando o repertório cultural dos alunos. Autores como Paulo Freire e Antônio Candido ressaltam que a leitura literária contribui para a formação humana, promovendo empatia, sensibilidade e consciência social.
| Número de páginas | 372 |
| Edição | 4 (2025) |
| Formato | A5 (148x210) |
| Acabamento | Brochura c/ orelha |
| Tipo de papel | Polen |
| Idioma | Português |
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